terça, 24 de junho de 2008
Agência Sebrae de Notícias
Juntos, os investimentos das unidades da Federação somaram R$ 5 milhões na promoção de seus destinos turísticos.
A aproximação dos roteiros integrados nos vários destinos brasileiros dos potenciais turistas foi uma estratégia positiva para os organziadores do 3º Salão do Turismo, que aconteceu de 18 a 22 de junho no Anhembi em São Paulo. Essa aproximação, segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, foi positiva pois permitiu apresentar os 65 roteiros indutores que integram estados brasileiros e possibilitam ao turista conhecer ainda mais novos destinos.
De acordo com pesquisa realizada durante o evento, cerca de 60 mil pessoas passaram pelo Anhembi nos cinco dias do Salão do Turismo. Até o meio-dia de sábado (21), a Vitrine Brasil, espaço reservado ao artesanato dos estados, vendeu R$ 208.989,00 em peças e outros R$ 50 mil em jóias. Já os produtos comercializados no espaço de agricultura familiar renderam cerca de R$ 70 mil.
Juntos, os investimentos das unidades da Federação somaram R$ 5 milhões na promoção de seus destinos turísticos e, de acordo com o secretário-executivo do ministério do Turismo, Airton Pereira, 72% dos expositores que participaram dessa edição do evento já manifestaram interesse em renovar ou ainda ampliar seus espaços para a edição de 2009 do Salão do Turismo.
"É importante ressaltar a viabilidade comercial do Salão tanto para o consumidor final quanto para as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande portes, disse. A Rodada de Negócios, promovida pelo Sebrae, superou todas as expectativas de negócios entre pequenas empresas turísticas e grandes operadoras de viagem e atingiu a marca dos R$ 140 milhões. "Cerca de 70% dessa expectativa são concretizados em até um ano após a rodada", explicou o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae Nacional, Ricardo Guedes.
Na Caravana Brasil, o Ministério do Turismo registrou a participação de 366 agentes de viagens, sendo que 66 deles vieram do exterior conhecer os principais destinos brasileiros que podem receber o turista internacional.
A gastronomia dos estados também faturou nos cinco dias do Salão do Turismo. Cada estado trouxe um prato representando a culinária local. Com isso, cerca de 16 mil porções foram vendidas a um preço popular de R$ 5.
"Nossa preocupação agora é com a Copa do Mundo de 2014", disse o ministro Luiz Barretto. Investimentos em infra-estrutura, transporte e segurança serão prioritários para o governo, segundo o ministro.
O setor do turismo representa hoje 2,2% do PIB brasileiro e gerou em torno de R$ 5 bilhões em entrada de divisas no País em 2007. "Essa é uma das oportunidades ímpares que temos de impulsionar o turismo e o País como um todo", afirmou Barretto.