terça, 17 de junho de 2008
MS Notícias
Os estudos para implantação do Observatório de Sustentabilidade do Pantanal, que integrará todos os organismos econômicos, sociais e ambientais que atuam no bioma, serão concluídos em julho. A coordenação dos trabalhos, a cargo de Frederico Valente, do Ministério de Integração Nacional, realizou audiência na tarde desta sexta-feira, no Sebrae de Corumbá.
A proposta de criar um sistema não-governamental para integrar as ações que hoje são desenvolvidas em todo o complexo do ecossistema, que se estende por 250 mil quilômetros quadrados, abrangendo territórios do Brasil, Bolívia e Paraguai, surgiu ainda na Eco 92 e está previsto no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Centro-Oeste, do governo brasileiro.
A discussão do estudo de viabilidade de implantação do observatório é oportuna, segundo o secretário de Turismo e Relações Institucionais, Carlos Porto, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na audiência. Ele disse que a preservação do Pantanal é um dos temas em pauta no comitê dos municípios pantaneiros, formado por Corumbá e a cidades bolivianas que integram a bacia.
"Esse elo que se pretende formar entre a Ciência e os poderes constituídos, em respeito ao meio que se vive, é de fundamental importância para criarmos mecanismos que fortaleçam as ações em regiões como a nossa, para que haja um desenvolvimento harmonioso com respeito ao meio ambiente", disse Porto, que coordena o comitê fronteiriço.
O evento realizado ontem no Sebrae contou com a participação de vários representantes da administração municipal, entre as quais as secretárias de Meio Ambiente e de Educação, Luciene Deová de Souza e Lígia Baruki; e técnicos de universidades e organismos ambientais de Mato Grosso do Sul e da Bolívia. O estudo apresentado foi debatido ao final do encontro.