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quarta, 11 de junho de 2008

Trade turístico de MS avalia ida ao Road shows na Europa

MS Notícias

A avaliação do trade turístico de Mato Grosso do Sul, que participou de road shows na Europa, foi muito boa - segundo informações da diretora-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur), Nilde Brun.

"Não só para conhecimento dos quatro Países que visitamos, mas para o contato feito", afirma Nilde. Dos quatro, dois Países tiveram maior destaque. Em Munique, na Alemanha, a reunião foi avaliada como uma das principais. "Foi a melhor em qualidade e quantidade de empresários; o nosso produto interessa ao mercado alemão". Já em Lisboa, Portugal, houve interesse de duas das maiores operadoras portuguesas em comercializar o Mato Grosso do Sul. "A Abreu Turismo e a Master Turismo querem que a gente volte e faça um treinamento para as agências com quem eles trabalham. Em um dia de treinamento, pode-se atingir 30 agências na parte da manhã e mais 30 à tarde; melhor do que isso, só fechando os pacotes", disse Nilde.

Apenas de contato direto, estima-se que foram atingidos cerca de 150 empresários nos quatro Países - Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Os 10 empresários sul-mato-grossenses que fizeram os contatos já estão realizando um trabalho de aproximação e colocando-se à disposição das operadoras estrangeiras. Um dos empresários inclusive já teve a confirmação de um grupo de 20 pessoas de Portugal que deve visitar o Estado. Nilde destaca ainda outro resultado positivo obtido com a viagem ao exterior. "O Senac fez uma demonstração da gastronomia e foi fantástico. Com a degustação, os empresários queriam saber a história da comida, como era feita, como era servida; foi um resgate da gastronomia sul-mato-grossense", comemorou.

Uma mudança que deve ser realizada nos próximos road shows é montar uma pré-agenda com as operadoras antes do evento, para apresentar o Estado individualmente e, durante o road show, já repassar as informações direto para as agências que trabalham com essas operadoras, como se fosse um treinamento. "Sentar com as operadoras antes vai ser mais proveitoso; cada empresário pode conversar com 2 ou 3 operadoras, o que dá 20 por dia. Em seguida, com o road show, já é possível ensinar a vender o produto", explica Nilde. Ainda está sendo estudado divulgar mais o Estado nos Países onde os road shows serão realizados como, por exemplo, em paradas de ônibus e metrôs - para ter uma demanda do público direto.

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