imagem do onda

sábado, 07 de junho de 2008

Cheia no Pantanal obriga a interditar estrada-parque

Mídiamax News

A estrada-parque de Corumbá foi interditada, depois que a cheia no Pantanal invadiu a pista, inviabilizando o trânsito de veículos. O bloqueio começa na próxima segunda-feira, disse o diretor-executivo da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Luis Mário Anache. Por enquanto, é impossível trafegar nos trechos das localidades de Lampeão Aceso, Curva do Leque e Fazenda Alegria.

Muitos motoristas que desafiam as condições de tráfego acabam atolados e o resgate é sempre dificultoso, alerta o diretor da Agesul.

A estrada-parque é o antigo acesso a Corumbá. São 90 quilômetros desde a localidade conhecida por Buraco das Piranhas, passando pelo Porto da Manga e desviando por trás do maciço de Urucum, importante reserva mineral de Corumbá. Pelo caminho o viajante vê pássaros, corixos e animais silvestres, além da exuberante vegetação pantaneira.

A cheia surpreendeu os moradores daquela região, superando em volume de água anos anteriores. "É uma cheia atípica, devido à grande quantidade de chuva nas cabeceiras do rio", disse Anach, em entrevista ao site Capital do Pantanal, parceiro do Midiamax em Corumbá.

Esta situação já havia sido no dia 30 de Maio, quando uma equipe de reportagem que apurava o isolamento da população ribeirinha teve que retornar devido à enchente.

A Agesul informa, ainda, que a interdição relaciona-se com a segurança dos usuários, devido ao elevado volume de água transpondo a pista da rodovia. "Aconselhamos aos moradores a utilizarem a rodovia MS 184 cujo desvio fica no Buraco das Piranhas".

Luis Mario adiantou que a princípio a medida será mantida por 30 dias, contando da segunda-feira (9). "O serviço de travessia de veículos, sobre o rio Paraguai, através de balsa, também estará suspenso durante o período de interdição da estrada-parque".

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: