sábado, 07 de junho de 2008
MS Notícias
Goiabada cascão, geléia de goiaba e café orgânico produzidos pela Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms) serão expostos no 3º Salão do Turismo. Os produtores foram convidados pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), e vão expor seus produtos durante o evento, que será realizado entre os dias 18 e 22 de junho no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.
Segundo o presidente da Apoms, Olácio Komori, o convite do governo do Estado representa o reconhecimento por parte dos gestores públicos do potencial do setor ao desenvolvimento regional, principalmente na área do turismo.
"O convite fortalece a produção orgânica do Estado e comprova a viabilidade da agricultura familiar através do comércio justo e solidário", afirmou.
Komori destacou também as particularidades da produção associativa. "Não é um produtor somente, somos um grupo com ações integradas e ajuda mútua". E aponta: "Trabalhamos unidos para produzir e preservar o meio ambiente", destaca, lembrando que somente o café já conta com 12 produtores no plantio de uma área total de 70 hectares na região.
III Salão do Turismo
O evento é considerado como o maior do turismo brasileiro, contando com a promoção do governo federal por meio do Ministério do Turismo, e visa a estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, em consonância com as ações realizadas pelos seus diversos parceiros.
Os visitantes poderão conhecer os roteiros turísticos das 27 Unidades da Federação e adquirir pacotes a preços e condições especiais para visitá-los nas suas próximas viagens. Poderão ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País.
O salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Vitrine Brasil (produção associada ao turismo), Rodadas de Negócios, Núcleo de Conhecimento, Missões Promocionais (Caravana Brasil e Press Trip). A grande novidade da terceira edição é a Área de Comercialização, destinada à venda de produtos e serviços turísticos.
Nas edições de 2005 e 2006, o salão recebeu 218 mil pessoas, entre gestores públicos, pequenos e microempreendedores, profissionais do setor, operadores e agentes de turismo receptivo, profissionais da imprensa, pesquisadores, professores, estudantes e, especialmente, o público em geral, já que um dos objetivos é gerar a procura por novos roteiros turísticos.