quarta, 26 de setembro de 2007
MS Notícias
"Mato Grosso do Sul terá o maior evento turístico da América Latina". Estas foram as palavras da diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brun, ao lançar, na noite de segunda-feira (24), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, na Capital, a Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul.
A solenidade foi aberta ao som do hino do Estado de Mato Grosso do Sul e contou com apresentações do grupo de dança da Uniderp e degustação da gastronomia sul-mato-grossense. Estiveram presentes o governador André Puccinelli; o secretário de Estado do Governo (Segov), Osmar Domingues Jeronymo; a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa; o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros; além de prefeitos e secretários de turismo de Coxim, Bonito, Bodoquena, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Porto Murtinho, Iguatemi, Corumbá, Costa Rica, Rochedo, Sidrolândia, Anastácio, Aquidauana, Naviraí, Sonora, entre outros municípios.
Turismo e desenvolvimento
Em seu discurso, Nilde Brun justificou a realização da Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, alegando que "nosso Estado não perde para nenhum outro destino turístico, pois temos pessoal capacitado, belezas naturais, rede hoteleira e estrutura suficiente para atender a demanda nacional e internacional".
Ela explicou que o evento tem por objetivo promover o turismo interno e externo: "Queremos que o sul-mato-grossense conheça o próprio Estado. É preciso conhecer para gostar. Além disso, operadores de turismo e jornalistas europeus, norte-americanos e sul-americanos virão ao nosso encontro para vivenciar nossas potencialidades e comercializar o turismo de nosso Estado lá fora", relatou Nilde.
"Desta forma, o turismo, além de promover o lazer e o bem-estar, contribui imensamente para a economia e o desenvolvimento do Estado", finalizou a diretora-presidente da Fundtur.
Estiveram presentes, também, representantes dos parceiros da Fundtur na realização do evento: Sebrae, Senac, Senai, Fiems, Embratur, Ministério do Esporte e do Turismo, Abav, ABIH, Abrasel, Copan, Company Rent a Car, universidades, entre outros.
Entrada franca
A Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul acontecem de 18 a 22 de outubro, no Pavilhão Albano Franco, na Capital e terão entrada franca. Haverá shows de música regional, apresentações de dança, exposição e comercialização de artesanato, festividades, entrega do troféu Turismo, discussão de temas relacionados ao segmento, palestras, rodada internacional de negócios, comercialização de roteiros turísticos de Mato Grosso do Sul e lançamento do Selo de Qualidade Turismo e Guia Turístico Rodoviário.