quinta, 22 de maio de 2008
MS Notícias
Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, equipes de fiscalização conjunta formadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) e Fundação de Turismo se deslocam para a estrada-parque na região de Miranda. Nessas operações acontece a verificação simultânea do cumprimento das regras para o transporte intermunicipal de passageiros e da qualidade do serviço oferecido ao turista.
Para realizar o transporte de visitantes de uma cidade a outra, a empresa tem que estar cadastrada e o veículo, habilitado e vistoriado na Agepan com autorização para a modalidade de fretamento.
Já a Fundtur faz um trabalho preventivo e orientativo, não só para os transportadores, como para os estabelecimentos de hospedagem. "Nos hotéis-fazenda e acampamentos, a equipe verifica o aspecto físico e também o atendimento ao turista", explica a gestora da Coordenação Regional de Serviços Turísticos da Fundtur - em parceria com o Ministério do Turismo - Dinair Rezende Marques. Também são parceiros a Polícia Rodoviária e a Polícia Federal. "O trabalho é parte de um acordo para fiscalização integrada e conjunta firmada com o ministério", explica Dinair.
Para ônibus e vans, é exigido o certificado de registro no Cadastur (cadastro feito pela Fundtur/Ministério do Turismo) e a presença de um guia de turismo acompanhando o grupo.