terça, 20 de maio de 2008
MS Notícias
O governador André Puccinelli encerrou a visita a Portugal e Espanha na manhã de ontem (19), em Lisboa, participando de dois eventos empresariais no Hotel Dom Pedro e mantendo reuniões privadas com grupos empresariais interessados em conhecer e investir no Estado de Mato Grosso do Sul.
Pelo menos 15% do Produto Interno Bruto de Portugal veio ouvir a explanação do governador de Mato Grosso do Sul, avaliou Antonio Saraiva, vice-presidente da Confederação das Indústrias de Portugal (CIP) e promotor do evento.
Participaram do almoço-palestra, em Lisboa, o presidente da Confederação da Indústria de Portugal, Francisco Van Zeller; o presidente da Portugal Celulose, José Honório; o presidente do Banco BIC, ex-ministro Luis Mira Amaral; o maior acionista da Portugal Telecom, Nuno Vasconcelos; o presidente da Cimport (Cimentos de Portugal), Baião Horta; representante da Odebrechet Brasil, Pedro Novis; o embaixador do Brasil, Celso Vieira de Souza e uma centena de empreendedores das diversas áreas econômicas de Portugal. André também se reuniu com o vice-presidente da TAP, Luiz Mhor, e com os diretores da Galp, empresa energética de Portugal que tem interesse em produzir biodiesel em Mato Grosso do Sul.
No road show de turismo, promovido pela Fundação de Turismo e empresas operadoras de turismo local, André Puccinelli anunciou aos empreendedores de turismo portugueses que a vocação ecoturística do Estado será incrementada por uma decisão política de governo. "Vamos dar os primeiros passos porque neste setor nossa economia pode crescer e gerar novas oportunidades de emprego e renda para a população, preservando e agregando valor aos nossos atrativos naturais", afirmou.
Puccinelli reconheceu que a consolidação do ecoturismo demanda tempo, mas salientou que seu governo dará os primeiros passos de uma política profissional e competente que está sendo organizada para ser perene.
No evento principal, organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal (ADVP), o governador apresentou Mato Grosso do Sul para uma centena de empresários, fundos de investimento e lideranças empresariais portuguesas.
A palestra ocorreu justamente no dia em que a EDP - Energia de Portugal iniciou a venda de ações para investimentos de 9,8 bilhões de euros em produção de energia de fontes renováveis.
André Puccinelli destacou o tamanho do Estado (3,8 vezes a área de Portugal) e anunciou que cerca de 10 milhões de hectares podem ser incorporados a processo produtivo para gerar energia renovável, através do etanol ou biodiesel; produzir alimentos, receber investimentos em infra-estrutura, desenvolvimento florestal e exploração das vastas reservas minerais.