segunda, 19 de maio de 2008
MS Notícias
Interessados no imenso potencial de negócios de Mato Grosso do Sul, empresários espanhóis da região de Vigo, capital econômica da província de Galícia (sul da Espanha), estão avaliando o envio de uma missão comercial ao Estado para conhecer melhor as oportunidades de investimentos. Depois de ouvir palestra do governador André Puccinelli, o presidente da Federação Luso Galícia de Indústrias Metalúrgicas (Feluga), José Maria Hidalgo Gonzáles, demonstrou grande interesse em estreitar as relações com Mato Grosso do Sul.
"O Brasil é um país continental e este jovem Estado oferece múltiplas oportunidades de negócios", salientou Higaldo, logo depois da reunião de Puccineli com a diretoria da Feluga. Em Vigo, o governador de Mato Grosso do Sul, que lidera missão empresarial coordenada pelo Sebrae-MS, almoçou no Clube Financeiro de Vigo, onde proferiu palestra para um grupo de 80 empresários espanhóis e do norte de Portugal.
Nos encontros, o governador apresenta o que é Mato Grosso do Sul e suas melhores oportunidades de negócios. "Temos uma posição geográfica privilegiada, na fronteira com os grandes centros consumidores brasileiros e uma malha de transportes que está sendo modernizada", explica Puccinelli, ressaltando o etanol como nova alternativa de desenvolvimento, com produção de energia renovável e limpa.
O prefeito de Vigo, Abel Caballero Alvarez, liderou o almoço-palestra no Clube Financeiro, onde muitos empresários do setor metalúrgico demonstraram interesse pela exploração mineral na região de Corumbá e investimentos na área de produção de barcaças e outros componentes para navegação.
Com uma fábrica da Citroen que produz 2.300 carros por dia e forte atividade marítima, Vigo tem uma eficiente indústria naval , cuja tecnologia e experiência deseja ampliar. Durante o almoço no Clube Financeiro, empresários da comitiva mantiveram contatos com empresários da Galícia, "plantando a semente do que pode vir a ser uma importante relação comercial no futuro próximo", como avaliou Nivaldo Kruger, diretor da Cooagri.
O governador André Puccinelli viaja a Portugal e Espanha a convite da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal (ADVP) e está sempre acompanhado pelo presidente da entidade, Antônio Saraiva.
Na segunda-feira, dia 19, em Lisboa, o governador terá outro encontro com investidores e líderes empresariais da capital portuguesa. Nesse mesmo dia, receberá em audiência privada titulares de empresas que já têm interesse pelo Estado e participará de road show em que será apresentado o destino turístico Mato Grosso do Sul para operadores de turismo e potenciais investidores. O evento de turismo será coordenado pela Fundação de Turismo e Seprotur, cujas titulares, Nilde Brun e Tereza Cristina Correa da Costa Dias, integram a missão, juntamente com Jonathas Camargo, superintende de Indústria e Comércio do Estado.
Apresentar MS
O governador André Puccinelli confirmou a necessidade de apresentar Mato Grosso do Sul para o mundo. "Hoje o comércio é globalizado e poucos conhecem as oportunidades de negócios em nosso Estado", salientou o governador, ressaltando que o mundo precisa de madeira, de minérios, de alimentos e de energia renovável e "tudo isso nós podemos oferecer com importantes diferenciais competitivos".
A carga tributária brasileira pode ser amenizada com os benefícios que o FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) oferece e pelos incentivos fiscais do programa MS Empreendedor, tem assinalado o governador, ressaltando que o grande atrativo do Estado são "terras baratas e boas para produzir alimentos e energia, além de extrair minerais e oferecer inigualáveis atrativos turísticos".