quarta, 14 de maio de 2008
MS Notícias
A Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), do Ministério da Integração Nacional, com a Secretaria de Meio Ambiente, Cidades, Planejamento, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, promovem nesta hoje (14), em Campo Grande (MS), reunião para apresentar e discutir a proposta de criação do Observatório da Sustentabilidade do Pantanal.
O objetivo principal do Observatório é organizar uma rede virtual de informações sobre um dos mais ricos ecossistemas do Brasil, o Pantanal, localizado nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e com extensões no Paraguai e Bolívia. Os primeiros debates sobre o tema foram realizados durante o ano passado em Cuiabá (MT).
Para a reunião de Campo Grande, que acontecerá a partir das 14 horas, no auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), foram convidados todos os organismos governamentais e não governamentais sul-mato-grossenses que atuam no Pantanal nas áreas de pesquisa, controle ambiental e exploração socioeconômica, entre outras autoridades.
Para representar a Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste estará presente no evento o diretor do Departamento de Promoção de Investimentos (DPI), Frederico Vitório Valente. Ele é responsável pelo projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Ensino (Fapems).
Segundo Frederico Valente, o projeto do Observatório da Sustentabilidade do Pantanal está sendo executado em três etapas: plano de trabalho; diagnóstico, que consiste no levantamento de todos os organismos com atuação no Pantanal; e por último, a proposta de institucionalização do Observatório, contemplando tanto os aspectos relacionados ao meio ambiente como o sociocultural e o econômico. "Fazer a articulação entre estes organismos e propiciar a sistematização dos dados referentes ao Pantanal constitui a essência desse projeto", resume o diretor da SCO.
Antes da conclusão do projeto serão realizadas mais duas reuniões em Mato Grosso do Sul: em Corumbá, na divisa com a Bolívia, com participação de entidades que atuam no Pantanal boliviano; e em Ponta Porã, fronteira com o Paraguai, com a presença de organizações governamentais e não governamentais do país vizinho.
Serviço
A reunião do Projeto Observatório da Sustentabilidade do Pantanal acontece hoje (14), das 14 às 18 horas, no auditório do Imasul (rua Desembargador Leão Neto do Carmo s/nº - Parque dos Poderes, no prédio da antiga Sema).