imagem do onda

sexta, 09 de maio de 2008

MS será divulgado na Europa pela 1ª vez com verba própria

MS Notícias

O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur), vai divulgar o Estado em "Road Shows" de turismo na Alemanha, Itália, Espanha e Portugal pela primeira vez com o uso de recursos próprios. A iniciativa foi apresentada em uma coletiva para a imprensa ontem (8) na governadoria pela secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, e pela diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun.

"Participamos outras vezes com a parceria da Embratur e do Ministério do Turismo; dessa vez, estamos levando apenas Mato Grosso do Sul com sua música, cultura, gastronomia e produtos turísticos. O principal objetivo é vender o Estado e aumentar o fluxo de turistas internacionais", disse Nilde.

"Essa ação de caminhar solo faz parte da política do governo de fortalecimento do turismo e é também política do governador André quando ele fala em ousar. E é uma ousadia salutar. Mato Grosso do Sul é a bola da vez; temos que deixar de ser humildes demais, sem ser prepotentes e arrogantes, e mostrar o que o Estado tem: uma posição geográfica boa, potencial natural, uma fauna maravilhosa e outros atrativos", afirmou a secretária Tereza Cristina.

Para promover essa iniciativa, foram firmadas parcerias com o Gopan (Grupo de Operadoras de Turismo de Mato Grosso do Sul), Apan (Associação de Pousadas Pantaneiras), Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Senac e Sebrae. O Gopan vai fazer a comercialização, a rodada de negócios; a Apan vai mostrar o pantanal e as pousadas pantaneiras; o Senac vai levar uma chef de cozinha que vai apresentar a gastronomia regional e o Sebrae vai fazer a análise das rodadas de negócios, avaliando os resultados.

A viagem

A comitiva segue primeiro para a Alemanha amanhã (9) e conta com 15 pessoas, entre elas 10 empresários, 3 técnicos da fundação e ainda o compositor e instrumentista Gabriel Sater. "Quero apresentar a polka paraguaia, a guarânia, um repertório que mostra a cultura sul-mato-grossense; também não deve faltar o Trem do Pantanal", disse.

Segundo Nilde Brun, a primeira ação é localizar o Estado e mostrar como chegar aqui. "É uma grande preocupação localizar Mato Grosso do Sul, já que o País tem dimensões continentais", afirma. Em seguida, serão mostradas as regiões turísticas, suas estruturas e os segmentos trabalhados. Um vídeo vai ser apresentado e haverá ainda uma fala do empresariado. "Mais do que promover o Estado, precisamos ensinar as operadoras de lá a vender Mato Grosso do Sul; quem está no balcão precisa saber vender e esta é uma das dificuldades das operadoras lá fora", explica a diretora-presidente da Fundação de Turismo.

A estimativa é que estejam presentes 100 operadoras de turismo em cada um dos Países. A viagem começa por Munique (Alemanha), no dia 13 de maio; dia 15 o evento acontece em Milão (Itália); dia 17 será a vez de Barcelona (Espanha) e, por último - no dia 19 - Lisboa (Portugal).

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: