imagem do onda

quarta, 07 de maio de 2008

Instância de governança de turismo é instalada na Capital

MS Notícias

Desenvolver o turismo de forma articulada. Esta é uma das metas a ser alcançadas por meio da Instância de Governança Regional de Campo Grande e Região, instalada oficialmente na tarde dessa segunda-feira (05.05), em solenidade realizada no auditório do Sebrae/MS. Presidido pelo secretário municipal de Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, João Carlos da Costa Sobrinho, o organismo pretende fomentar e fortalecer os setores do trade turístico dentro de uma visão empreendedora, sistêmica e ampla com alcance regional.

"O papel da instância é fundamental para que a gestão aconteceu", enfatizou o consultor da Coordenadoria Geral de Regionalização do Ministério do Turismo, Bruno Wendling. Segundo ele, que iniciou sua carreira na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, a partir da criação da instância aumenta a responsabilidade de cada município que a integra. "O planejamento estratégico não pode ficar na gaveta, caso contrário as ações não acontecerão", fez questão de deixa claro o consultor.

Wendling informou que o Ministério do Turismo trabalha atualmente com 65 destinos, dos quais três são de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Corumbá e Bonito. Segundo ele, o número é bem maior do que vários estados, que têm apenas a Capital como destino turístico. A criação da instância de governança integra o Programa de Regionalização do Turismo.

Em sua fala, o presidente da instância, João Carlos da Costa Sobrinho, lembrou que Campo Grande é um destino de eventos e negócios. "A infra-estrutura é essencial, mas a cultura é a maior base para atrair investimentos e visitantes", afirmou Sobrinho ao informar que outros 50 setores integram o turismo. "Pela representatividade das entidades, esta instância já nasce forte", disse entusiasmado Sobrinho. A titular da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa fez coro às palavras do secretário, ao dizer que "sozinho chega-se, mas com união chega-se mais facilmente".

Em termos mundiais, a indústria do turismo é hoje a maior geradora de emprego e renda. O Brasil ainda está longe nas escala de preferência dos turistas. Ainda assim, vem registrando crescimento como destino turístico. Em 2005, o país recebeu 4,8 milhões de turistas, passando para seis milhões de visitantes em 2007. Pelo tamanho continental e diversidade de fauna, flora, uma geografia que contempla mar, montanhas, canions, dunas e, ainda, a modernidade das grandes metrópoles, o Brasil tem um grande potencial de crescimento no setor turístico.

Além de Campo Grande, compõem, a Instância de Governança os municípios de Sidrolândia, Corguinho, Rochedo, Jaraguari, Rio Negro e Terenos. Além de prefeitos e representantes de cada cidade, o evento também teve a presença do deputado federal Dagoberto Nogueira e de técnicos que, durante todo o dia, participaram de uma capacitação.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: