segunda, 05 de maio de 2008
Mídiamax News
Chega a Mato Grosso do Sul hoje um grupo de jornalistas estrangeiros que está no País para conhecer a cadeia produtiva de carne. Trata-se da segunda edição do Projeto Imagem MS, uma ação do Conselho Extraordinário de Relações Nacionais e Internacionais (Conex/MS) junto a Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), que articulou visitas da imprensa estrangeira a empreendimentos agroecológicos em Bonito, Jardim e Miranda.
A visita do grupo é uma oportunidade para promover o Estado no exterior e, principalmente, mostrar a harmonização existente entre sua principal atividade econômica, a pecuária de corte, aliada ao eco-turismo sustentável. Nesta edição, participam do projeto jornalistas especializados em agronegócio da Inglaterra (The Scotsman e Richmond Towers), França (Europolitics e Agence Europe) e Irlanda (The Irish Times).
O programa é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em Mato Grosso do Sul, a ação tem apoio da Fundação de Turismo (Fundtur).
ROTEIRO
Os jornalistas chegaram no dia 2 ao Brasil e foram recebidos - em São Paulo - pela equipe da Abiec. Nesse fim de semana, a agenda do grupo acontece integralmente em Minas Gerais, onde farão visitas a propriedades com criação de gado zebuíno, além de participar da ExpoZebu 2008, em Uberaba, onde mais de 3 mil zebuínos - voltados à produção de genética - estão expostos. A chegada a Mato Grosso do Sul está prevista para hoje quando, inicialmente, visitam pela manhã a unidade do frigorífico Independência Alimentos, em Nova Andradina.
Já em Bonito, à noite, os jornalistas serão recebidos pela secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Também participam da recepção o prefeito municipal de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo e os secretários municipais de Turismo e Meio Ambiente, Augusto Barbosa Mariano e Edmundo Costa Júnior, respectivamente.
No dia seguinte, terça-feira, os jornalistas permanecem em Bonito onde conhecerão a Gruta do Lago Azul, tombada em 1978 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No mesmo dia, o grupo segue para Jardim em visita ao Recanto Ecológico Rio da Prata. Na fazenda, onde a pecuária e o ecoturismo são integrados, eles serão transportados até a Reserva Particular do Patrimônio Natural. Lá, percorrerão uma trilha chegando até a nascente do rio Olho D'Água, uma piscina natural a partir de onde iniciam um percurso aproximado de dois quilômetros de flutuação até o encontro dos rios Olho D'Água e Rio da Prata.
Na quarta-feira (7), a comitiva se desloca para Miranda, com destino à Fazenda San Francisco, um dos atrativos mais significativos do Pantanal sul-mato-grossense. Além de conhecer in loco a variedade de fauna e flora, da comida regional e do funcionamento real de uma fazenda no Pantanal - cultivo, produção e afazeres com toda a estrutura necessária de conforto e a preocupação com a conservação ambiental - o grupo assistirá palestras técnicas ministradas por profissionais da própria fazenda, onde serão abordados os potenciais ecoturísticos do município.
A programação - no Estado - se encerra na quinta-feira (8), quando visitam as fazendas conjugadas Cacimba de Pedra e Reino Selvagem, também em Miranda. As propriedades formam a única unidade de criação de jacarés do pantanal precoce no mundo, considerada modelo no Brasil em produtividade, melhoramento genético e precocidade, com uma produção de seis mil jacarés por ano.