imagem do onda

terça, 25 de setembro de 2007

1ª Semana do Turismo discute a participação das mulheres

Mercado e Eventos

Às vésperas do Dia Mundial do Turismo, os corredores da Câmara e do Senado abrem-se nos próximos dias ao tema, particularmente à participação das mulheres no setor. A 1ª Semana Nacional do Turismo traz exposições, lançamento de livros e, na quarta-feira, um café-da-manhã entre a bancada feminina no Congresso e a ministra Marta Suplicy.

O setor se mobiliza, ainda, durante a semana, em instituições como o Sebrae, o Senac e a Confederação Nacional do Comércio. O tema "O Turismo Abre as Portas para as Mulheres" foi escolhido pela Organização Mundial do Turismo para comemorar o Dia Mundial do Turismo, na sexta-feira. Nesse dia o Senado fará ainda uma sessão especial, às 10h.

A segunda-feira traz a abertura de três exposições simultâneas. Duas delas têm a temática feminina: "Diversidade Regional e as Múltiplas Faces da Mulher no Turismo", promovida pela dupla Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), e "Quarenta Anos da Mulher no Turismo Nacional", organizada pela Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo.

As duas exposições poderão ser vistas até sexta-feira no corredor de acesso ao plenário da Câmara. A terceira mostra será realizada na galeria do Senado. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) reúne experiências de "Artesanato e Turismo nas Regiões Brasileiras", conforme as escolhas do Prêmio Sebrae Top 100.

A face política do evento ficará concentrada na quarta-feira, que começará com um café-da-manhã no Salão Nobre da Câmara, às 8 horas, com a presença da ministra Marta Suplicy. Ela conversará com deputadas, senadoras e representantes do setor. Um pouco mais tarde, às 14h, haverá no mesmo local o Ato Político em Defesa do Turismo como Instrumento de Desenvolvimento Nacional. Esse ato será promovido pelo Fórum de Secretários Estaduais e Dirigentes de Autarquias de Turismo e pelo Conselho Nacional de Turismo, com o apoio dos parlamentares.

Ainda na quarta-feira a Confederação Nacional do Comércio, organizadora do evento junto com a Frente Parlamentar do Turismo e as Comissões de Turismo da Câmara e do Senado, promoverá em seu auditório uma homenagem às "mulheres de destaque no turismo", seguida de premiação.

A Lei Geral do Turismo encontra-se parada na Casa Civil e é o principal alvo de políticos e empresários ligados ao setor, que emprega no País 2 milhões de mulheres. O setor tem uma ministra, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, e a presidência das Comissões de Turismo da Câmara (deputada Lídice da Mata, PSB-BA) e Senado (Lúcia Vânia, PSDB-GO).

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: