sexta, 02 de maio de 2008
Mercado e Eventos
Idealizado em 2004, promovido em 2005 e 2006, o Salão do Turismo chega à sua terceira edição este ano, e já está confirmado para 2009 e 2010. Quem venceu o processo de licitação foi a Reed Exhibitions Alcantara Machado, que, com o evento, completa seu calendário com 32 feiras durante o ano. Hoje, o Ministério do Turismo apresentou as novidades do evento, que promete aumentar em tamanho e áreas temáticas e fomentar mais negócios.
"A feira é muito importante para o turismo nacional, pois é feita em São Paulo, maior emissor de turistas, e abre espaço para que diversos destinos possam apresentar seu potencial", afirmou a ministra Marta Suplicy. Marta destacou o foco que será dado aos 87 destinos escolhidos como indutores do turismo no Brasil na primeira versão do Plano Nacional do Turismo, com prioridade aos 65 eleitos na segunda edição do Plano. Eles ocuparão uma seção especial denominada Feira de Roteiros Turísticos.
Além dela, haverá outras divisões como a Área de Comercialização e a Vitrine Brasil, em que os destinos poderão mostrar sua cultura regional, por meio da gastronomia, artesanato e apresentações artísticas. Paralelamente, acontecem as Rodadas de Negócios, entre agentes e operadores, o Núcleo do Conhecimento, similar ao promovido durante o Encontro Comercial Braztoa, que reúne destinos e operadoras, e as Missões Promocionais, com jornalistas e operadores internacionais, vindo principalmente da América Latina. Outra importante novidade é a ampliação de expositores, que agora passam a contar também com os segmentos hoteleiro, de locadoras de automóveis, de transportes e de parques temáticos.
Para ilustrar a importância do evento, Marta destacou alguns números da edição de 2006, como os 109 mil visitantes, os 396 roteiros apresentados e o movimento de R$ 26 milhões. As Rodadas de Negócios geraram expectativa de mais de R$ 135 milhões, enquanto em 2005 tinha sido de quase R$ 75 milhões. O comércio de artesanato e gastronomia faturou R$ 473 mil e R$ 152 mil, respectivamente. "Pretendemos superar todos esses números em 2008 e colocar o Brasil na prateleira de ofertas no mundo todo. Temos condições e infra-estrutura para isso", finalizou.
Airton Pereira, secretário Nacional de Políticas do Turismo apresentou mais detalhes do funcionamento do Salão. "O evento tornou-se uma grande feira de viagens, aberta a estudantes, profissionais e ao público final. Com esse processo de licitação, garantimos sua realização nos próximo três anos e desoneramos os custos do Ministério", afirmou. Em 2005 e 2006, o Salão teve investimento de mais de R$ 17 milhões do Governo Federal, incluindo os custos de mídia. Esse ano, a verba será de R$ 18,4 milhões, sem a mídia, mas diminui para R$ 8,4 milhões e R$ 6 milhões nos próximos anos, devido à participação da organizadora de eventos que venceu a licitação.
"O espaço da feira cresceu de 29 para 38 mil metros quadrados, podendo aumentar ainda mais conforme a demanda", disse o secretário. Em duas semanas de vendas, 60% da área destinada à comercialização já foi vendida, conforme contou Eduardo Sanovicz, CEO da Reed Exhibitons no Brasil. "Por acontecer no mercado paulistano e ter expectativa de 120 mil pessoas, o interesse das empresas é muito grande", comentou Sanovicz.
O 3º Salão do Turismo acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, de 18 a 22 de junho. Na quinta e sexta-feira (18 e 19), o horário de funcionamento será das 14h às 19h, e no sábado e domingo (20 e 22), das 10h às 20h.