imagem do onda

sábado, 26 de abril de 2008

Trem Turístico do Pantanal circula dentro de 10 meses

Aquidauana News

"O Trem Turístico do Pantanal inicia o seu trajeto no trecho Aquidauana/Miranda dentro de 10 meses". Essa informação foi feita por Adonai Aires de Arruda, Diretor Presidente da General Manager Brazil, empresa que explora o serviço de trem de luxo no Paraná e que está se preparando para atuar no nosso estado colocando em circulação o tão esperado Trem Turístico de Passageiros. .

A visita de conhecimento da linha férrea e de toda estrutura que vai ser utilizada pela empresa ocorreu no final da semana passada, e na oportunidade o grupo que contou ainda com representantes da Fundação de Cultura do Estado, foi recebido pelo Chefe de Gabinete do Prefeito, Mário Nelson Argerim, onde se fizeram presente também toda a rede hoteleira do município de Aquidauana e ainda a Secretária de Turismo, Zildete Carvalho Rodrigues, Secretário de Obras Caio Leônidas de Barros, Diretor do Departamento de Trânsito, Ney Alviço e os vereadores Moacir Pereira de Melo e Tião Sereia.

Adonai Aires iniciou dizendo que possui uma experiência de 11 anos na administração de trem de transporte de passageiro de primeira classe e, que pelo andamento das negociações as atividades do Trem do Pantanal deve iniciar em abril de 2009. Para isso, a General Manager Brazil está buscando todas as informações necessárias e também passando a orientação de como deve se comportar todos os setores envolvidos principalmente no setor de turismo, ou seja, os proprietários de pousadas, restaurantes, hotéis, vendedores em geral e todas aqueles que direta ou indiretamente vai estar envolvido com os turistas visitantes. Depois da visita que também foi estendida até o município de Miranda, Adonai Aires afirmou que a região possui um potencial turístico muito amplo e os vários programas atrativos que possuem no Paraná serão aplicados aqui também, com objetivo de incrementar o setor turístico pantaneiro. Com relação ao estado da via, existe um compromisso do governo do Estado com a ALL, concessionária do transporte de carga, que esse trecho da estrada de ferro entre Aquidauana e Miranda esteja pronto para o correr o trem de passageiro até o final desse ano, "por isso, estamos nos programando para iniciar a nossa operação em abril do ano que vem", confirmou Adonai.

Mário Nelson Argerim disse que o prefeito Felipe Orro, que por motivo de agenda não pode estar presente, tem todo interesse na circulação do Trem do Pantanal. Para isso, está buscando, com muita determinação dotar Aquidauana e região de toda infra estrutura necessária para bem receber os turistas e que eles possam levar uma boa imagem do município. Ações concretas como reestruturação das praças públicas, pavimentação asfaltica, modernização do Centro Comercial- atual barraqueche, reformulação do espaço físico da explanada da estação, gestão junto ao governo federal para retirada dos vagões velhos e oficina do pátio da estação que foi classificado de "lixo" por Adonai e incentivo a classe hoteleira são algumas da ações do poder público para melhorar o aspecto físico e visual da cidade. Especializar a mão-de-obra também é uma constante preocupação do prefeito que busca através de parceria com Senai, Senac e outras entidades especializadas, cursos semi-profissionalizantes e o Trem do Pantanal vai oferecer muitas frentes de trabalho e alavancar o desenvolvimento aquecendo a economia do município.

No final, Adonai Aires de Arruda disse que tanto na reunião que teve com o governador André Puccineli e com os representantes do prefeito Felipe Orro, pode sentir que existe um desejo muito grande que o Trem do Pantanal venha a circular o mais breve possível, "e para que isso aconteça, além do sonho é fundamental a vontade e isso está com forte evidencia na pessoa do governador e do prefeito Felipe Orro, por isso, estamos muito confiante no nosso projeto", concluiu Adonai Aires de Arruda.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: