quarta, 23 de abril de 2008
Campo Grande News
A presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brum, disse esta manhã, durante entrevista ao programa Tribuna Livre, da FM Capital, que o Estado está apostando em uma nova modalidade turística para atrair estrangeiros: o turismo agrotecnológico.
Há dois anos este produto é oferecido na Capital e foi lançado, inclusive, no Salão Nacional do Turismo e, segundo Nilde Brum, tem atraído italianos, alemães, holandeses e portugueses. O programa inclui visitações a propriedades rurais da região de Campo Grande onde os visitantes observam as tecnologias aplicadas na pecuária e agricultura.
No Norte do Estado, afirma a presidente da Fundtur, também são desenvolvidos programas voltados para a agricultura e suinocultura, além da criação de aves exóticas, como o avestruz. "É um processo que está dando muito certo", conta Nilde.
Quanto às ações do governo voltadas ao turismo, Nilde Brum, afirma que neste ano o governo já participou de cinco eventos internacionais e o próximo será em maio, no Peru. Em maio também o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), estará no Japão e empresários da área do turismo do Estado devem acompanhar a caravana. "Queremos trazer o turista asiático para cá porque temos um produto que interessa muito, que é o ecoturismo", disse.
Hoje o Estado é dividido em sete regiões turísticas, mas haverá uma subdivisão no Sul e Costa Leste para que sejam formadas nove regiões. Os destinos mais procurados são Bonito e Pantanal, por conta do ecoturismo e Campo Grande, por conta do turismo de eventos e negócios. Cada região, explica Nilde Brum, recebe um tipo de tratamento. "Cada região tem sua característica, dependo muito do público que estamos trabalhando", explicou.