imagem do onda

quarta, 23 de abril de 2008

Faubai debateu internacionalização da educação em Bonito

Agora MS

A cidade de Bonito, no sudoeste de Mato Grosso do Sul, foi a sede da XX Reunião Anual do Fórum de Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai), evento que reuniu, durante quatro dias, de 15 a 18 de abril, as lideranças das principais instituições de ensino superior de cerca de 20 países, além de representantes de praticamente todos os estados brasileiros no debate sobre o processo de internacionalização da educação. A Reunião foi coordenada pela UFGD, UFMS e UEMS, de Mato Grosso do Sul, com o apoio do CNPq e da Capes e incentivos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Para o vice-reitor da UFGD, professor Wedson Desidério Fernandes, a parceria construída pelas três Universidades foi fundamental para o sucesso desse desafio em proporções internacionais. "Ao mesmo tempo, passamos a ser a vitrine para o mundo, já que o Fórum reuniu representantes de praticamente todos os continentes, os quais esperamos que tenham levado uma imagem positiva da Reunião", disse Wedson.

"Não se pode falar em universalização se não existir a convivência, o diálogo e o respeito mútuo que predominou entre todos os participantes deste Fórum. A parceria das Universidades foi, na minha opinião, um dos mais importantes acontecimentos dos últimos tempos em Mato Grosso do Sul", avaliou o vice-reitor da UEMS, professor Adilson Crepalde.

Já o representante da UFMS, professor Leandro Sauer, disse que o principal ensinamento tirado dessa participação na Reunião Anual de Bonito foi de que as Instituições brasileiras precisam responder a alguns questionamentos básicos. "Nós estamos acostumados a voltar os olhos para o mundo, mas é preciso que seja feita uma reflexão dentro de cada um de nós, das nossas Universidades, se quisermos realmente possibilitar a mobilidade estudantil e fortalecer o intercâmbio internacional", afirmou.

Durante a reunião do Faubai também foi eleita a nova diretoria do Fórum para os próximos dois anos. A professora Suzana Queiroz de Melo Monteiro, diretora do Centro de Cooperação Internacional da Universidade Federal de Pernambuco, foi eleita para substitui a presidente Luciane Stallivieri, da Universidade de Caxias do Sul, que conduziu o Fórum nos últimos dois mandatos. A Assembléia Geral do Faubai também elegeu os novos membros das Regionais e dos Segmentos que compõem a diretoria. A professora Adriane Salm Coelho, diretora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, foi mantida como membro suplente da Regional Centro-Oeste para o próximo biênio. A XXI Reunião do Faubai será realizada em abril do ano que vem em Manaus, no Amazonas.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: