imagem do onda

quarta, 09 de abril de 2008

Holandeses da WWF conhecem pesquisas da Embrapa Pantanal

Embrapa Pantanal

Nove funcionários e membros do conselho da WWF da Holanda, acompanhados de funcionários da WWF Brasil, responsáveis pelo Programa Pantanal para Sempre, participaram de reunião técnica, realizada na sexta-feira (4/04), na Embrapa Pantanal, (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O encontro teve como objetivo apresentar as atividades de pesquisa desenvolvidas pela Embrapa Pantanal na região, com ênfase para as pesquisas relacionadas à pecuária orgânica.

A abertura e o encerramento da reunião foram realizados pelo chefe-geral da Embrapa Pantanal, José Aníbal Comastri Filho. Ele destacou a amplitude geográfica do Pantanal e enfatizou a importância de se buscar alternativas produtivas como forma de agregar valor á pecuária de corte, principal atividade econômica da região. Ressaltou, ainda, a preocupação da equipe da área de produção animal da Unidade com relação à sustentabilidade local, tanto em termos ambientais quanto em relação aos aspectos econômicos. Comastri foi ainda mais enfático quando frisou que só teremos o "Pantanal para sempre" quando for possível, por meio de tecnologias adaptadas, promover o desenvolvimento sustentável da pecuária da região. "Somente, com a obtenção do equilíbrio entre os aspectos econômicos e ambientais é que teremos de forma segura a manutenção da biodiversidade da região do Pantanal. Portanto, toda parceria séria envolvendo organizações que se preocupam com o Pantanal é sempre bem-vinda", acrescentou Comastri.

Durante sua apresentação o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Thierry Tomich, informou que a Embrapa Pantanal desenvolve atualmente 73 projetos de pesquisa, sendo 22 sobre produção animal. Além disso, Thierry falou sobre as pesquisas relacionadas à pecuária orgânica no Pantanal e informou que a adaptação do sistema de produção da pecuária orgânica para o Pantanal é viável, pois exige poucas modificações. "A certificação de produção da pecuária orgânica para o Pantanal proposta pela WW é interessante, porém precisa ser adaptada às características singulares da região" destacou.

Para o coordenador do Programa Pantanal para Sempre da WWF, Michael Becker, a visita a Embrapa Pantanal foi relevante. "A Embrapa é um importante centro de pesquisa da região, além de ser uma parceira estratégica da WWF", afirmou. O funcionário da WWF da Holanda, Allard Stapel disse, por sua vez, que ficou satisfeito com as informações apresentadas pela Embrapa. "A instituição possui um amplo conhecimento sobre a região, assim espero que a WWF e a Embrapa possam encontrar alternativas que viabilizem uma solução para dificuldades apresentadas e acreditamos que a pecuária orgânica pode contribuir com isso", informou.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: