sábado, 05 de abril de 2008
Mercado e Eventos
Estimular o público da melhor idade a ocupar os hotéis do Brasil durante o ano todo. Esse é o objetivo do programa Viaja Mais-Melhor Idade Hospedagem lançado ontem, no Casa Grande Hotel, no Guarujá, em São Paulo, pela ministra do Turismo, Marta Suplicy. "Ao contrário do Viaja Mais, cujo conceito está em aumentar o fluxo de turistas da melhor idade nos períodos de baixa temporada; o Viaja Mais Hospedagem vem no intuito de complementar essse projeto, oferecendo a eles descontos de 50% nas tarifas", explicou Marta. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estava programado para participar do lançamento, mas por questões de agenda e do tempo chuvoso em São Paulo, não pode estar presente.
Até o momento já estão cadastrados para participar do programa, 1190 hotéis de 281 cidades de todo o país. A maior parte dos estabelecimentos estão localizados na região Nordeste (36%), seguida pelo Sul (32%), Sudeste (26%), Centro-Oeste (21%) e pela região Norte (13%). De acordo com José Juquim, presidente do Instituto Marca Brasil, a cidade de Fortaleza foi a que teve o maior número de adesões com 66 meios de hospedagem. Natal registrou 61 e Gramado colocou com 54 unidades hoteleiras credenciadas no programa. "Ao todo estarão disponibilizados 316 mil leitos, o que significa uma oferta de 172 mil quartos duplos", disse Zuquim.
A cidade do Guarujá, especificamente, cadastrou 45 hotéis no projeto. Segundo Airton Pereira, secretário de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, a participação no Viaja Mais Hospedagem está vinculada ao credenciamento no MTur. A meta, segundo a entidade, é contar, até dezembro, com mais de 2,5 mil meios de hospedagens voltados para o público da melhor idade. "Também vamos incentivar esse programa com a elaboração de um guia de informações. O primeiro material contará com os 1.126 hotéis cadastrados até o último dia 2 de abril", afirmou Pereira. Foram investidos no guia cerca de R$ 5,2 milhões.
"Esse programa visa, também, oferecer ao turista da melhor idade a opção de personalizar suas viagem, formatando junto ao agente de viagem um pacote dentro de suas necessidade. Ele não precisará viajar, obrigatoriamente, em grupo", destacou a ministra. O Viaja Mais-Melhor Idade Hospedagem é fruto de uma parceria do Ministério do Turismo com a ABIH Nacional, Associação Brasileira de Resorts (ABR) e Federação Nacional de Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares (FNHRBS). Para acessar os hotéis credenciados no programa, os turistas podem ligar gratuitamente para o telefone 0800 77 07 202 a partir da próxima segunda-feira (07/04).