imagem do onda

quinta, 05 de dezembro de 2024

Bonito sediará dois grandes eventos Internacionais de turismo em 2025

Assessoria de Imprensa do Bonito Convention & Visitors Bureau

Atrativo turístico em Bonito(Foto: Divulgação)

 O próximo ano promete ampliar a promoção e fortalecer Bonito como destino de ecoturismo comprometido com a sustentabilidade de suas belezas naturais e as metas de redução zero de carbono. A cidade receberá dois importantes eventos nos meses de março e abril – a segunda edição no Brasil da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) e o Adventure Elevator Latin America -, com a presença de renomados palestrantes e operadores do exterior.

Definida a data de 19 a 22 de março, no Centro de Convenções de Bonito, a Fidi 2025 foi lançada no último dia 27 de novembro, em Campo Grande, pelo governador Eduardo Riedel e com a presença de representantes do trade turístico da Rota Bonito Serra da Bodoquena. A indicação da Capital do Ecoturismo para sediar o AventureELEVATE, que ocorrerá de 27 a 29 de abril, foi aprovada durante a edição de 2024, realizada em Curitiba.

Sustentabilidade

Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), a Feira Internacional de Destinos Inteligentes concretiza uma estratégia de Estado que trabalha com foco na inovação, na sustentabilidade, no turismo responsável e na governança nos últimos anos. “A Fidi vai materializar a política pública de Mato Grosso do Sul na área de governança, focando na sustentabilidade e agenda climática”, enfatizou.

“O nome logo pressupõe – prosseguiu – se tratar de tecnologia, mas o DTI é um modelo de desenvolvimento que tem alguns pilares e a sustentabilidade é o centro. A sustentabilidade é inerente à atividade turística. Nós temos em Bonito o primeiro Plano de Mudanças Climáticas do Destino Turístico do país sendo executado agora e trabalhando a inovação e tecnologia que permeia esses outros eixos. Convido a todos para participar da Fidi 2025”.

Visibilidade

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, lembrou que o destino é um dos dez municípios selecionados na 2ª edição do projeto coordenado pelo Ministério do Turismo. “Estivemos na Fidi de Curitiba, o seu formato é diferente, e articulamos com a Fundtur traze-lo para Bonito. A feira reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul no modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e dará grande visibilidade para Bonito”, disse.

Com a expectativa de reunir mais de mil pessoas e cerca de 160 instituições participantes, compartilhando experiências e conhecimentos, discutindo ideias e ações voltadas para o turismo inteligente, a Fidi é organizada pelo Instituto Cidades do Futuro (representado no Brasil pela Cidades do Futuro SEL), com apoio da Fundtur/MS, prefeitura de Bonito, Sistema Fiems, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect), Sebrae/MS e do Bonito Convention & Visitors Bureau.

Inspira Ecoturismo

Um dos principais apoiadores dos dois eventos internacionais, o Sebrae decidiu ajustar suas estratégias de atuação na região e anunciou o adiamento para 2026 da 3ª edição do Inspira Ecoturismo, que tem o destino como sede e passará a ser realizado a cada dois anos. O Sebrae informou que o público-alvo do Inspira Ecoturismo é semelhante ao dos eventos e o adiamento se deve também a compromissos da entidade com o COP30, em Belém, em 2025.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: