imagem do onda

sexta, 25 de outubro de 2024

Paraísos como Bonito fazem do Brasil melhor país para turismo de aventura

Influência cultural, economia e valorização de sua história, também colocam o Brasil em destaque em um ranking global

Primeira Página

Abismo Anhumas, um dos atrativos de Bonito(Foto: Divulgação/Abismo Anhumas)

 Impulsionado por paraísos como Bonito, a capital do ecoturismo de Mato Grosso do Sul, o Brasil foi eleito o melhor país do mundo para o turismo de aventura. O país também se destaca globalmente devido à sua influência cultural, economia e valorização de sua história, em um ranking produzido pelo portal US News & World Report.

A pesquisa levou em conta fatores como a qualidade dos destinos turísticos, a segurança para a prática de esportes radicais, a infraestrutura dos atrativos e o potencial para proporcionar experiências memoráveis na natureza.

O governo federal destaca Bonito como um dos destinos responsáveis por alçar o Brasil ao status de país preferido dos amantes da aventura. Bonito é um polo de aventura que atrai visitantes do mundo inteiro em busca de adrenalina e contato direto com a natureza, conforme destacado pelo governo.

“O crescimento do turismo de aventura no Brasil tem sido um fator importante para o desenvolvimento econômico em diversas regiões. Esse tipo de turismo é responsável por movimentar pequenos negócios, como pousadas, agências de turismo locais, guias especializadas e restaurantes, impulsionando a economia das comunidades.” - Ministério do Turismo.

Eleito 17 vezes como o Melhor Destino de Ecoturismo no prêmio ‘O Melhor de Viagem e Turismo 2022/2023’, promovido pela Editora Abril, o município, a 283 quilômetros de Campo Grande, tem como marca registrada os rios de águas cristalinas e fauna exuberante.

Entre os animais que atraem pesquisadores, fotógrafos de natureza e emissoras do mundo todo para a cidade estão as sucuris gigantes, que impressionam pelo tamanho e pelo comportamento tranquilo.

Em 2024, Bonito foi eleito o 5º destino turístico mais desejado pelos brasileiros para viagens nacionais em uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem. Além disso, o Prêmio Viaja Bi!, do portal UOL, escolheu Bonito como o Melhor Destino Sustentável e um dos Melhores Destinos LGBTQIA+ para 2024.

O melhor destino de ecoturismo do Brasil também se destaca por sua culinária, com pratos típicos do Cerrado e do Pantanal.

Outros destaques

A pesquisa foi realizada com mais de 17 mil pessoas pelo mundo e listou 89 países, avaliados em 10 subcategorias. Além de liderar a subcategoria de Turismo de Aventura, o Brasil aparece bem posicionado em outras três categorias:

11º em influência cultural (moda e entretenimento):

“Países que comandam influência cultural são frequentemente sinônimos de boa comida, moda e vida fácil. Eles são criadores de tendências – o equivalente nacional do irmão mais velho e descolado. Seus produtos têm aquele certo ‘je ne sais quoi’ (Eu não sei o que) que os faz voar um pouco mais rápido das prateleiras. Sua música, televisão e filmes são absorvidos por outras culturas, tornando-se parte de uma conversa global mais ampla. Esses países estão liderando o caminho em áreas como moda e entretenimento.” - US News & World Report.

12º em mudanças (países com economias de alto potencial):

“O crescimento futuro de um país depende de uma série de fatores, incluindo o quão preparado ele está para enfrentar os desafios impostos pela economia global. Para ter sucesso, as nações precisam de resiliência. Esses países são os que devemos observar. A classificação é baseada em uma média igualmente ponderada de pontuações de quatro atributos de país: diferente, distinto, dinâmico e único.” - US News & World Report.

12º em herança (valorização da história rica em cultura e geografia):


“Quando se trata de avaliar a contribuição global de um país, geralmente são as tradições distintivas da nação que vêm à mente, em oposição à sua proeza econômica ou avanços tecnológicos. Esses países moldaram a história com sua cultura. A subclassificação ‘Herança’ é baseada em uma média ponderada igualmente de cinco atributos de país que se relacionam com a herança de um país: culturalmente acessível, tem uma história rica, tem ótima comida, muitas atrações culturais e muitas atrações geográficas.” - US News & World Report.

No ranking geral dos melhores países, o território brasileiro aparece na 30ª posição.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: