Bonito celebra 76 anos apostando no desenvolvimento sustentável aliado ao ecoturismo
Cidade é o principal destino turístico de Mato Grosso do Sul, valorizando seus recursos naturais, como as águas cristalinas dos rios, as grutas e a rica biodiversidade
Mídiamax
Gruta do Lago Azul é uma das principais atrações locais(Foto: Divulgação)
Nesta quarta-feira, 2 de outubro, a cidade de Bonito celebra seus 76 anos de emancipação político administrativa, com uma história marcada pelo desenvolvimento sustentável e pelo equilíbrio entre a preservação ambiental e o crescimento econômico.
Situada na Serra da Bodoquena, Bonito tornou-se sinônimo de ecoturismo, atraindo visitantes do mundo inteiro em busca de experiências únicas em meio à natureza.
O que começou como um pequeno núcleo habitacional na Fazenda Rincão Bonito, parte do então município de Miranda, se transformou em um dos principais destinos turísticos do Brasil. Bonito passou de distrito a município em 1948 e, com a criação de Mato Grosso do Sul em 1977, integrou-se ao novo estado.
Atualmente, possui uma população atual de pouco mais de 23 mil habitantes. A principal fonte econômica de Bonito é o turismo, onde soube valorizar seus recursos naturais, como as águas cristalinas dos rios, as grutas e a rica biodiversidade, transformando-as em oportunidades de negócios e geração de renda.
São mais de 50 passeios ecológicos, que vão desde flutuação em rios, que permitem observar de perto peixes e plantas subaquáticas, até trilhas em matas fechadas, onde se pode ouvir o canto dos pássaros e observar a fauna local. O mergulho em cavernas submersas, o rapel em cachoeiras e o arvorismo são atividades que complementam essa oferta, que cativa tanto os aventureiros quanto os que buscam um contato mais tranquilo com a natureza.
Além de seu apelo turístico, Bonito se destaca também pela economia diversificada, que inclui a pecuária, a agricultura e a mineração de calcário. No entanto, é o turismo sustentável que impulsiona o desenvolvimento da cidade, gerando empregos, atraindo investimentos e reforçando a importância da preservação ambiental.
Programação de Aniversário
Em diversos balneários da cidade, como a Nascente Azul e a Praia da Figueira, o morador residente em Bonito será isento de pagamento de taxa de entrada, exclusivamente no dia do aniversário da cidade.
Entretanto, em virtude das restrições decorrentes do período eleitoral, não haverá eventos comemorativos na cidade de Bonito neste ano.