imagem do onda

terça, 24 de setembro de 2024

Embratur e Sebrae levam operadores internacionais para conhecerem rios e matas de Bonito

Ação permite aos especialistas de Alemanha e Reino Unido experimentarem atrativos do Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, onde irão participar de rodadas de negócio com DCMs brasileiros na ABAV Expo, em Brasília

Embratur

Gruta de águas cristalinas em Bonito, Mato Grosso do Sul(Foto: Divulgação/Embratur)

 Ação permite aos especialistas de Alemanha e Reino Unido experimentarem atrativos do Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, onde irão participar de rodadas de negócio com DCMs brasileiros na ABAV Expo, em Brasília

Os europeus vão se surpreender com a beleza dos rios, grutas e matas de Bonito (MS) e com as curvas e ângulos arquitetônicos de Brasília (DF). A partir deste sábado (21), até o sábado seguinte (28), a Embratur e o Sebrae levarão 10 operadores da Alemanha e do Reino Unido para uma viagem de familiarização (famtour) em que eles irão conhecer as atrações de natureza e aventura que o município sul-mato-grossense oferece e para uma experiência de turismo urbano e gastronômico na capital federal.

A intenção é fortalecer a venda desses produtos para turistas internacionais nos respectivos países, aumentar o número de visitantes do exterior nas regiões e, no DF, levá-los também à ABAV Expo, feira de turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), onde os convidados participarão de uma reunião de relacionamento e negócios com DMCs (empresas especializadas em gerir e organizar serviços turísticos) brasileiros.

Em Bonito, os passeios do grupo começam ainda na manhã de sábado, com uma tirolesa no Parque Ecológico Rio Formoso. São 520 metros em um túnel verde e uma trilha suspensa em plataformas no meio da mata. No dia seguinte, os visitantes farão um day use numa fazenda do Pantanal, conhecerão uma reserva florestal e terão um almoço pantaneiro. A programação inclui, ainda, um passeio de chalana com pescaria de piranhas.

O roteiro inclui, ainda, no dia 23, um passeio contemplativo ao Abismo Anhumas e às águas cristalinas da Gruta do Lago Azul; no dia 24, ida ao encontro dos rios Olho D’água e Prata e birdwatching no Buraco das Araras; e no dia 25, passeio de ecoturismo no Rio Sucuri.

Na quinta (26), o grupo viaja para Brasília, onde a programação inclui um city tour pelo conjunto urbanístico da cidade e as suas quatro escalas: monumental, gregária, bucólica e residencial, passeios pela região e a rodada de negócios na ABAV Expo.

Os operadores alemães convidados são Alina Schneider, da Birdingtours GmbH, Patrick Heydt, da Miller Reisen GmbH, Daniela Albertus, da Diamir Erlebnisreisen GmbH, e Philomène Detain, da Ventura Travel. Já os convidados do Reino Unido são Jessica Dillon, da Exodus Adventure Travels, Sarah Jane Slocomb, da Latin Routes, David Thomas Horwell, da Select Latin America, e Dee Apsara Edwards, da Tell Tale Travel. A lista inclui, ainda, Wendy Stephanie Torpoco Izquierdo, da Intrepid Travel, que atende pelo Reino Unido e pelo Peru, e Ashrutha Ravimohan, da Liv& Safari, que atende Reino Unido e Canadá.

Diversificação de destinos

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca a importância do Mato Grosso do Sul para a promoção internacional do Brasil. “O Pantanal é um bioma único do mundo e que só tem no Brasil. E o turismo é o caminho que temos para preservar toda aquela região, garantindo, ao mesmo tempo, desenvolvimento, emprego e renda para a população. Além disso, a Embratur tem feito um trabalho grande de diversificação dos nossos destinos, porque o nosso país é muito grande, com muitas opções para que o mundo nos conheça e nos ajude a preservar o meio ambiente”, afirmou.

Em 2023, o Mato Grosso do Sul recebeu 70.277 turistas internacionais. Comparadas, as entradas do primeiro semestre do ano passado, de 29.759, e as dos primeiros seis meses de 2024, 35.308, registram aumento de 18,6%. E no acumulado de janeiro a julho deste ano, o registro de chegadas foi de 41.773. Também no primeiro semestre deste ano, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos foram os países que mais enviaram turistas para a região por meio aéreo.

Já no caso do Distrito Federal, o número total de entradas em 2023 foi de 54.006 turistas internacionais. Já nos primeiros sete meses deste ano, foram 34.451. No comparativo dos primeiros semestres de 2023 e de 2024, o número de visitantes estrangeiros saltou de 21.961 para 28.210, um crescimento de 28,4%. E os países que mais enviaram turistas internacionais para a capital federal de janeiro a junho passados foram Portugal, Estados Unidos e Peru.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: