Grande Reserva Mata Atlântica participa de evento de ecoturismo em Bonito
Claudia Guadagnin, Diário, Indústria & Comércio
Inspira Ecoturismo 2024(Foto: Divulgação)
O evento ocorreu no Centro de Convenções do SEBRAE, em Bonito (MS), contou com palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas para empreendedores e gestores do setor do ecoturismo se aproximarem, trocarem conhecimentos, explorarem a natureza e aprenderem boas práticas ambientais em favor da natureza para aplicarem em seus negócios
Entre os dias 10 e 14 de setembro, a Grande Reserva Mata Atlântica participou do Inspira Ecoturismo, uma iniciativa do Polo SEBRAE de Ecoturismo, referência nacional no segmento, que preparou aos participantes cinco dias de experiências e troca de conhecimentos em Bonito, na Serra da Bodoquena e no Pantanal, em Mato Grosso do Sul.
O evento ocorreu no Centro de Convenções do SEBRAE, em Bonito (MS), contou com palestras, painéis, salas temáticas e visitas técnicas para empreendedores e gestores do setor do ecoturismo se aproximarem, trocarem conhecimentos, explorarem a natureza e aprenderem boas práticas ambientais em favor da natureza para aplicarem em seus negócios.
A Grande Reserva Mata Atlântica foi apresentada por Ricardo Borges, coordenador de comunicação e parcerias estratégicas da iniciativa, na mesa de Boas práticas de marketing no ecoturismo. A mesa foi mediada pelo especialista em Marketing Digital para Turismo e palestrante, Thiago Akira, e contou também com falas de Messias Fernandes, da Morada dos Canyons/SC e Leonardo Persi, da EMBRATUR.
Para Ricardo, esta foi uma excelente oportunidade para troca de experiências, fortalecer parcerias já existentes e para compreender a importância do marketing em iniciativas de diversos níveis. Além disso, foi possível apresentar os avanços realizados pela Grande Reserva Mata Atlântica desde a concepção do seu primeiro Plano de Marketing, trabalho realizado em parceria justamente com o profissional Thiago Akira.
Também esteve presente no evento Marcos Cruz, turismólogo e coordenador da Rede de Portais da Grande Reserva, que reúne, atualmente, mais de 800 pessoas que apoiam a iniciativa nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, estados por onde passa o corredor ecológico de Mata Atlântica, que soma quase três milhões de hectares.
Para Marcos, ao acompanhar o que está acontecendo em outras frentes Brasil afora, foi possível ver o quanto a Grande Reserva está alinhada ao que de melhor existe em tendências de ecoturismo, além da oportunidade de conectar a iniciativa a outras que compartilham a mesma visão de que é possível uma alternativa de desenvolvimento mantendo a floresta em pé.
Ao final da apresentação, também foi possível lançar em primeira mão o novo Portfólio de Atrações Turísticas da Grande Reserva Mata Atlântica, material criado pela SPRINT Dados com apoio da Fundação Grupo Boticário. Para Ricardo Borges, este foi um momento emblemático para apresentar este material ao público e posicionar ainda mais a Grande Reserva como um destino de turismo, pautado pela conservação da natureza e valorização cultural e histórica, tão importante quanto o Pantanal e a Amazônia.
Sobre a Grande Reserva Mata Atlântica
A Grande Reserva Mata Atlântica é uma iniciativa voluntária que reúne diversos atores – públicos, privados, não governamentais e da academia – que, juntos, promovem ações de desenvolvimento regional com foco no turismo de natureza dentro do maior remanescente de Mata Atlântica do mundo, com cerca de 3 milhões de hectares de ambientes naturais conservados, localizado entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Esta área é considerada um importante patrimônio natural, cultural e histórico, e a iniciativa visa promover este rico território como um destino de turismo de natureza, reconhecido nacional e internacionalmente.