imagem do onda

quarta, 03 de julho de 2024

Feira Literária de Bonito começa hoje com presença de grandes nomes

Dourados News

No Palco Principal, diversas atrações musicais animarão o público(Foto: Divulgação)

 A cidade de Bonito se prepara para receber a magia das letras em sua oitava edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), que acontecerá entre os dias 3 e 6 de julho. Com o tema "Literatura: Fronteiras e Travessias", o evento promete uma rica programação 100% gratuita, envolvendo leitura, teatro, música, cinema e outras expressões artísticas.

Dezenas de atrações estão confirmadas, incluindo renomados escritores regionais como Douglas Diegues, Vini Willyan, Eva Vilma, Nycolas Verli, Diana Pilatti, Tânia Souza, Josiane Francisco, Adrianna Alberti, Marlene Mourão, André Ramalho, Isloany Machado, Gleycielli Nonato e quadrinistas como Marina Duarte, Dudu Azevedo, Fábio Quill e Fred Hildebrand. Grandes nomes nacionais como Socorro Acioli, Jeferson Tenório, Geovani Martins, Janaina Tokitaka, Kaka Werá, Susana Ventura e Jô Freitas também marcarão presença.

A programação inclui oficinas literárias, rodas de conversa e palestras. Os homenageados desta edição serão Helio Serejo, Graciliano Ramos e Aglay Trindade, reconhecidos por suas contribuições à literatura regional e nacional.

No Palco Principal, diversas atrações musicais animarão o público, como a banda Tukum (RJ), Jerry Espíndola, Guga Borba, Vozmecê, Maria Alice e Pedro Ortale, Érica Espíndola e Flávio Bernardo e Corvo e os Malditos do Cerrado. As apresentações das integrantes do Slam Camélias prometem trazer batalhas de poesia vibrantes.

Oficinas de cinema com a cineasta Marinete Pinheiro e de teatro com a atriz e diretora Ligia Tristão Prieto também serão oferecidas. Antonio Pitanga participará de uma conversa sobre literatura e o cinema novo, e para homenagear Graciliano Ramos, será projetado o filme "Vidas Secas" na Praça da Liberdade.

Lançamentos de livros - A Flib, tradicionalmente, é um palco de lançamentos literários. Neste ano, serão lançadas as seguintes obras: Grupo Acaba: A História dos Cantadores do Pantanal, de Rodrigo Teixeira; Besouro-Tigre, de Gustavo L. Ribeiro; Uma Colcha de Retalhos, Ela Disse, de Jander Gomes; Diálogos do Ócio, de Bosco Martins; Anninha em: Será que a Vaca quer Acabar com o Planeta?, Helen Fernanda Gomes; Dupla Identidade, de Isabel Fiorese; Beata Laura Vicuña, de Irmã Nilda Rangel; Fim de Plantão, de Rodrigo Ostemberg; O Pantanal em 4 Tempos, de Percival Gomes, e Nudes, de Eva Vilma.

Os escritores estarão presentes durante os lançamentos no espaço Café Literário, estreitando ainda mais os laços entre autores e leitores.

Flibinha - As crianças também terão espaços exclusivos, como a Tenda Flibinha, e uma programação pensada especialmente para elas. Além de um circuito cultural infantil, haverá contação de histórias com Badaiá e a oficina "Palavras Poéticas", com Vini Willyam. Ramona Rodrigues preparou um varal de brinquedos, seguido de oficina.

Voltado para crianças na idade e no coração, a atriz Amarilis Irani apresentará o espetáculo "Emaranhada" que conta a história de Mavi, uma menina muito comunicativa e inventora de palavras. Dona de uma cabeleira enorme, ela faz dos cabelos o caminho para encontrar a aceitação, trazendo a força, a beleza e a poesia da representatividade negra.

A meninada também irá se divertir com a Cia Apoema e seu espetáculo Requebra Torto, que, entre cantigas e cambalhotas, provoca o imaginário comum em torno do circo e das brincadeiras de infância, da rua, do interior, mexendo com o velho-novo em cada pessoa.

Sobre a Feira - A programação da Feira Literária de Bonito é aberta a todos os públicos e 100% gratuita. Ela é realizada pelo Instituto Imole, organizada pela Bolt Realizações e tem o apoio do Sistema Fecomércio; Sesc MS; deputado federal Vander Loubet por meio de emenda parlamentar; Prefeitura Municipal de Bonito; Secretaria de Turismo Indústria e Comércio de Bonito; Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc); Governo de Mato Grosso do Sul e Ministério da Cultura.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: