quinta, 13 de março de 2008
Mercado e Eventos
Contando com as presenças dos governadores Cid Gomes (Ceará), Wilma de Faria (Rio Grande do Norte) e Alcides Filho (Goiás), secretários de turismo dos estados e parlamentares, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, e o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, José Luis Lupo, assinam hoje, em cerimônia no auditório do Ministério do Turismo, às 10h, memorando de entendimento para a criação da linha de crédito de US$ 1 bilhão a ser acessada por estados e municípios. Na prática, tem início um processo para liberação de recursos para o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), que objetiva desenvolver o turismo nos estados e municípios brasileiros.
Por meio do Prodetur Nacional, os estados e municípios brasileiros interessados em desenvolver o turismo poderão solicitar recursos diretamente ao BID, dentro de suas respectivas capacidades de endividamento e critérios acordados entre o Ministério do Turismo e o BID.
Os estados e municípios contarão, ainda, com recursos de contrapartida federal e assistência técnica do MTur para elaboração das propostas com intuito de garantir que elas estejam de acordo com Plano Nacional de Turismo 2007-2010.