imagem do onda

sexta, 07 de março de 2008

Estados recebem orientações gerais para o Salão do Turismo

Mercado e Eventos

A mobilização nacional para o planejamento da terceira edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil foi tema de reunião realizada durante o 8º Encontro dos Interlocutores do Programa de Regionalização, que terminou no dia 27 de fevereiro, em Brasília. Uma equipe do Ministério do Turismo reuniu-se com os representantes estaduais para apresentar as orientações gerais para mobilização e participação no Salão 2008, como, por exemplo, a obrigatoriedade de os roteiros selecionados para a exposição estarem entre os 87 priorizados pelo MTur e contemplarem os destinos indutores de desenvolvimento turístico regional.

Os interlocutores, como são chamados os representantes das 27 Unidades da Federação para o Programa e o Salão do Turismo, são responsáveis por repassar ao seu estado as ações definidas pela Regionalização. Por ser uma estratégia da gestão descentralizada proposta pela Regionalização, o Salão do Turismo também desencadeia um movimento nacional que tem como objetivo o fortalecimento da implantação da Política Nacional de Turismo e a apresentação de novos roteiros. "É fundamental o aval dos secretários e dirigentes estaduais de turismo para que os interlocutores possam contribuir com o planejamento da participação dos estados e do DF no Salão do Turismo", disse o secretário Nacional de Políticas do Turismo, Airton Pereira, na abertura do encontro.

A próxima edição do evento, que será realizada em São Paulo, começou a ser planejada em outubro de 2007, quando o MTur iniciou a elaboração do Projeto Básico para a licitação do Salão do Turismo. O edital de concorrência foi publicado em dezembro do ano passado e, no dia 12 de fevereiro, foram abertos os envelopes de habilitação das empresas organizadoras de feiras e eventos que participam da concorrência.

Agora, o MTur aguarda o término do prazo para recursos da fase de habilitação, previsto na lei 8.666/93, para dar continuidade ao processo licitatório, com a abertura dos envelopes de técnica e de preço. "Enquanto corre a licitação, estamos trabalhando para organizar a participação de todas as Unidades da Federação no evento", disse a diretora do MTur e coordenadora Nacional do Salão do Turismo, Tânia Brizolla. A empresa organizadora de feira e eventos que ganhar a concorrência vai atuar nas edições de 2008, 2009 e 2010.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: