terça, 04 de março de 2008
Sato Comunicações
Na última quinta-feira (28/02), foi realizada a Conferência Regional do Meio Ambiente, em Rio Verde de Mato Grosso (MS), que contou com a participação dos municípios de Alcinopólis, Camapuã, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de MT, São Gabriel do Oeste e Sonora.
Organizada pelas prefeituras, Secretarias de Meio Ambiente e outras entidades da sociedade civil organizada destes municípios, a Conferência teve como objetivo promover discussões relacionadas a questões ambientais das cidades e de toda a região.
Segundo a assessora técnica da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Janaína Pickler, que representou Federação no evento, durante o encontro foram eleitos os delegados municipais que terão direito a voto e, ao mesmo tempo, poderão ser votados na Conferência Estadual do Meio Ambiente que acontecerá nos dia 13 e 14 de março de 2008, em Campo Grande (MS). "Durante a Conferência Estadual, dentre todos os representantes dos municípios serão eleitos os 30 delegados representarão o estado de Mato Grosso do Sul na III Conferência Nacional de Meio Ambiente, a ser realizada em Brasília, em maio de 2008", explicou a assessora técnica.
Janaína informa também que os participantes da Conferência Regional se dividiram em três grupos que discutiram os temas: Desenvolvimento Sustentável, Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas.
As conferências regionais são ocasiões adequadas para que os representantes de cada cidade exponham suas preocupações, dividam responsabilidades e apresentem reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do município, do estado e conseqüentemente, do país como um todo.
Eles poderão inclusive apresentar as reivindicações dos municípios durante a plenária nacional", acrescentou a assessora técnica da Famasul.
Ela informou ainda que o município de Bonito (MS) realizou o mesmo evento, de forma independente, mas com os mesmos objetivos e nos mesmos moldes da conferência regional. Como era de se esperar, vários aspectos relacionados à sustentabilidade da atividade turística foram o centro das discussões na Conferência do Meio Ambiente de Bonito.