imagem do onda

sábado, 01 de março de 2008

Fiocruz define atuação em MS durante reunião em Bonito

MS Notícias

Uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz, que inclui o presidente, Paulo Buss; quatro vice-presidentes; cinco diretores de unidades e vários pesquisadores estará em Bonito entre os dias 09 e 11 de março, para participar de um seminário estratégico que vai definir questões importantes para a implantação da nova unidade da instituição, em Campo Grande.

O seminário é fruto de uma das decisões tomadas no encontro que reuniu, no ano passado, as principais autoridades de Mato Grosso do Sul, parlamentares e especialistas da área de saúde, na sede da FIOCRUZ, no Rio de Janeiro. À época, o governador André Puccinelli; o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho; o deputado Geraldo Resende, coordenador da bancada federal de MS; além da secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobachi; o sanitarista Rivaldo Venâncio, entre outras autoridades, reafirmaram o interesse pelo projeto de expansão da FIOCRUZ e se mostraram dispostos a assumir a construção de uma nova unidade na capital sul-mato-grossense.

De acordo com informações repassadas pelo deputado Geraldo Resende o seminário será a base para definir as áreas de atuação da FIOCRUZ em Mato Grosso do Sul. "Quando estivemos no Rio de Janeiro surgiram várias alternativas que interessam ao nosso Estado. Agora é hora de decidir e pôr em prática o que foi planejado" diz o deputado.

A unidade avançada da FIOCRUZ poderá atuar em áreas como: a saúde da população indígena; pesquisa sobre violência como problema de saúde; o uso de agrotóxicos nas áreas de plantio de cana-de-açúcar e a incidência de casos de câncer nessas áreas; saúde da mulher e da criança; doenças sexualmente transmissíveis; saúde das populações de fronteira; doenças de maior impacto na região como a dengue e a leishmaniose; além da formação de recursos humanos.

Segundo o médico sanitarista Rivaldo Venâncio "partiu da FIOCRUZ a sugestão para incluir entre as suas atribuições o investimento na formação de quadros locais para atuar na gerência e administração hospitalar, que hoje é uma das maiores demandas do setor de saúde em nosso Estado".

Depois do seminário em Bonito, a equipe da FIOCRUZ segue para Campo Grande onde visita, em companhia de representantes do governo estadual e da prefeitura municipal, duas áreas sugeridas para instalar a nova sede da unidade avançada.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: