segunda, 25 de fevereiro de 2008
Folha Online
O Ministério do Turismo quer aproveitar este ano de 2008, chamado de Ano de Intercâmbio Brasil-Japão, para ampliar o número de turistas japoneses que vêm ao país. De acordo com a pasta, o turista japonês permanece, em média, 13 dias no destino visitado, e é um dos que mais gasta no mundo --cerca de US$ 200 por dia.
O principal foco do Brasil, até 2010, são os japoneses aposentados --no Japão, a aposentadoria é compulsória, aos 60 anos. Conforme o ministério, japoneses que nasceram entre 1947 e 1950 têm alto poder aquisitivo; realizam viagens longas; e têm interesse nos destinos exóticos.
Em 2006, o Brasil recebeu 74,6 mil turistas japoneses que visitaram, principalmente, Foz do Iguaçu, Manaus e São Paulo. Para o Ministério do Turismo, no entanto, o país tem potencial para atrair 925 mil turistas japoneses por ano. O Japão é o sétimo maior emissor de turistas do mundo, mas apenas 0,2% deles vêm ao Brasil.
Conforme o ministério, para promover o Brasil, recentemente, profissionais do setor de turismo e imprensa vieram ver Foz do Iguaçu, Rio, São Paulo, Amazonas, Bonito, Lençóis Maranhenses e Brasília; foram feitos seminários sobre o Brasil em quatro cidades japonesas; e foi criado um escritório do ministério no Second Life. O ministério ainda participou --pelo quarto ano consecutivo-- da feira da Jata (Associação dos Agentes de Viagem do Japão).