quinta, 20 de setembro de 2007
Mercado e Eventos
Os acordos vigentes direcionados ao turismo e os programas de governo desenvolvidos por Brasil e Espanha foram tema do encontro da Ministra do Turismo, Marta Suplicy, com a secretária-geral de Turismo da Espanha, Amparo Fernandez Gonzáles, na última sexta-feira (14/09), em Madri. A ministra participou de uma programação voltada à atração de investidores estrangeiros para o Brasil, como a abertura do seminário empresarial " Perspectivas da Economia Brasileira: Infra-Estrutura e Biocombustível".
A formação de uma missão técnica brasileira encarregada de estudar a implementação dos entendimentos bilaterais foi o principal resultado desse diálogo. "O Brasil ainda tem muito para ampliar sua participação no turismo mundial. Medidas políticas como essa que estamos adotando colaboram para o desenvolvimento turístico", disse a ministra. A missão técnica será enviada à Espanha ainda este ano para avaliar acordos como o de Cooperação sobre Cessão de Tecnologia Turística, firmado em 2005.
Os compromissos da ministra em Madri começaram com um café com o presidente Lula, empresários espanhóis e patronos da Fundação Cultural Hispano-brasileira. Em seguida, ela participou de seminário, aberto pelo presidente do Brasil e pelo príncipe de Astúrias, dom Felipe de Bourbon e Grécia, onde foi apresentado um panorama da economia Brasileira e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com o objetivo de aumentar o interesse dos investidores espanhóis no país.
A agenda ministerial incluiu também encontro com o ministro de Indústria, Turismo e Comércio da Espanha, Juan Closi Matheo; e presença na reunião do presidente Lula e do presidente de Governo da Espanha, José Luiz Zapatero, com empresários da Espanha, no Palácio de Moncloa.
O número de turistas espanhóis cresceu de 155.421 em 2004 para 211.741 em 2006. O Plano Aquarela - Plano de Marketing Internacional prevê um investimento de promoção na Espanha de cerca de US$ 4 milhões em 2007, em ações que englobam ações de imprensa, promoção junto ao mercado (operadores, agentes de viagem, entre outros) e promoção junto ao consumidor.