imagem do onda

quarta, 19 de setembro de 2007

Primeira árvore é catalogada no Museu Temático do Pantanal

MS Notícias

O projeto "Todo dia é dia de Parque", que se desenvolve no Museu Parque Temático do Pantanal integrando a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), acaba de catalogar sua primeira árvore, trata-se de uma Bombacopsis glabra (nome científico) e que é conhecida com os seguintes nomes populares: Castanha-do-Maranhão, Castanha-da-praia, Castanha, Cacau-do-Maranhão, Mamorana, Cacau-selvagem e Amendoim-de-árvore.

Essa árvore de frutos comestíveis é utilizada para um leque de utilidades, desde a arborização ornamental até à confecção de objetos leves como réguas, caixotes e brinquedos.

Para a catalogação de uma planta é necessário que o pesquisador leve em conta as características morfológicas (porção vegetativa e reprodutiva), o local de ocorrência, a tipificação da madeira e sua utilidade, as informações ecológicas, a fenologia (ciclo de vida), a obtenção de sementes, a produção de mudas, entre outras. Segundo o pesquisador professor Dr. Luiz Fernando Rolim de Almeida, do Curso de Biologia, responsável pela equipe de catalogação das plantas, essa espécie é muito interessante e importante, pois mostra o processo de incorporação da espécie no Estado de Mato Grosso do Sul, uma vez que a mesma tem sua ocorrência do Pernambuco até o Rio de Janeiro, na floresta pluvial atlântica. Informou-nos o professor que com o viabilização deste importante projeto facilitou o acesso dos acadêmicos ao conhecimento de muitas espécies, pois no Parque Temático existe uma diversidade de plantas e que através do contato manual e da visualização têm-se uma melhor compreensão.

O projeto está em pleno desenvolvimento, muitas outras espécies estão sendo estudadas e em sua grande maioria plantas originárias da nossa região.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: