imagem do onda

sexta, 15 de fevereiro de 2008

MS investe cada vez mais na divulgação do turismo

MS Notícias

O turismo de Mato Grosso do Sul foi apresentado e promovido pela Fundação de Turismo do Estado (Fundtur) em cinco eventos regionais, 25 feiras nacionais e sete internacionais no ano de 2007. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, o Estado já esteve presente em quatro promoções internacionais: a Bolsa de Turismo de Lisboa (BLT) em Portugal; a exposição Brasil Sensacional, na cidade de Porto, também em Portugal; a 14ª edição do Destinations Show - A Holiday and Travel Show, em Londres; e a Feira Internacional de Turismo da Espanha (FITUR) em Madrid. Neste último evento, estiveram presentes 170 países de todos os continentes. A feira tinha um total de 72 mil metros quadrados, distribuídos por 10 pavilhões, onde estiveram representadas mais de 8.500 empresas.

Segundo o diretor de uma operadora de turismo especializada em trazer turistas de outros países para o Brasil, Geraldo de Wit, o número de estrangeiros que visitam Mato Grosso do Sul vem aumentando a cada ano. "De todos os turistas que a operadora traz para o Brasil, cerca de 40% vem para o Estado. Desses, 25% procuram o Pantanal e 15% procuram Bonito e Pantanal juntos", disse. Além disso, o turista estrangeiro, segundo ele, já vem para o país interessado e determinado em conhecer um lugar. "Eles fazem uma pesquisa antes de viajar e chegam aqui já sabendo o que quer".

A decisão do governo do Estado é de intensificar a divulgação durante o ano, tanto nacional quanto internacionalmente. A Fundação de Turismo, além de participar de feiras também vai ser realizadora de road shows em Portugal, Espanha, Itália e Alemanha, ainda neste primeiro semestre. Esses eventos têm a finalidade de promover, divulgar e comercializar as riquezas de nosso Estado, como Pantanal, Bonito - Serra da Bodoquena, Campo Grande e Rota Norte (roteiros priorizados pelo Ministério do Turismo). Os road shows têm parceria com o Sebrae na rodada de negócios e com o Senac na gastronomia.

O Planejamento Estratégico do Turismo de Mato Grosso do Sul 2008/2020 prevê a realização de um trabalho diferenciado e mais agressivo para garantir um maior volume de comercialização dos produtos turísticos do Estado."Pretendemos fazer isso paralelo a feiras, workshop e rodadas de negócios com as operadoras nacionais e internacionais, mostrando como vender o turismo em Mato Grosso do Sul", diz Nilde Brun, diretora-presidente da Fundtur.

Público final

Uma das novidades em promoção dos destinos turísticos brasileiros foi o evento "Brasil Sensacional", realizado de 22 a 27 de janeiro na cidade de Porto, em Portugal. O escritório da Embratur em Portugal montou um estande do Brasil no meio do Norte Shopping, o maior shopping do país, com a finalidade de mostrar aos portugueses a diversidade do turismo brasileiro. Segundo Neila Araújo, chefe do Escritório Brasileiro de Turismo em Portugal, este é a primeira vez que uma ação como essa é realizada. "A nossa intenção é divulgar os nossos vários destinos e ajudar as empresas de turismo que trabalham com o nosso produto a mostrar isso ao público final", salienta Neila.

Foram seis dias de promoção durante o funcionamento do shopping (das 10h às 24h) com degustação de comida típica, apresentações culturais e atendimento ao público final, que compareceu em peso ao módulo de Mato Grosso do Sul em busca das belezas naturais e de uma alternativa ao turismo de sol e praia. O Estado contou com a participação do instrumentista Marcelo Loureiro, que encantou os portugueses de Porto no estande Brasil com sua música de influência latina.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: