imagem do onda

quinta, 14 de fevereiro de 2008

Reunião política em Corumbá fortalece projeto Taquari

MS Notícias

Não há mais tempo para o Taquari. Este foi o compromisso assumido pelo Governo do Estado, bancada federal, Prefeitura de Corumbá e Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai) para, com a união de esforços, executar em caráter emergencial o estudo técnico que vai identificar as intervenções para revitalizar um rio que está morrendo devido às agressões ambientais, entre elas o desmatamento.

Reunião não agendada realizada nesta terça-feira em Corumbá, por iniciativa do Sindicato Rural de Corumbá, contou com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), senador Delcídio do Amaral (PT), deputado estadual Paulo Duarte (PT), prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e o superintendente da Ahipar, Fermiano Yarzon. O encontro foi uma tomada de compromisso de governo e lideranças.

A recuperação do Taquari, um dos principais rios do Pantanal, foi assumida pela Ahipar, empresa do Ministério dos Transportes sediada em Corumbá, depois de muitos estudos e pesquisas que não apontaram soluções práticas ou previam gastos astronômicos. No ano passado, o Governo Federal criou um grupo técnico interministerial, que definiu metas e a verba de R$ 16 milhões para as intervenções.

A Ahipar, segundo seu superintendente, antecipou-se a liberação de recursos e realizou, no final do ano passado, dois levantamentos (volume de sedimentos e batimetria) que vão embasar o estudo geomorfológico, que apontará medidas técnicas e ambientalmente corretas para recuperar o leito do rio e torná-lo novamente navegável. O estudo já foi licitado pelo Ministério dos Transportes.

Respaldo político

Yarzon explicou, durante a reunião, que a Ahipar mudou seu vínculo no final de 2007, o que atrapalhou a remessa de recursos para a empresa até o momento. Com a extinção da Portobras, nos anos 90, a Ahipar passou a pertencer à Codesp (Porto de Santos) e agora, está vinculada à Codomar (Companhia Docas do Maranhão, juntamente com as demais administrações hidroviárias brasileiras.

Independente destas questões burocráticas, o encontro promovido pelo Sindicato Rural de Corumbá fortaleceu o projeto de revitalização do Taquari. O respaldo político, segundo o presidente da entidade, Pedro Lacerda, deu mais segurança à sua execução. "As amarras que porventura existiam estão destravadas", comemorou o líder ruralista. "Foi uma reunião histórica, onde todos se comprometeram."

Solução urgente

Sentado ao lado do superintendente da Ahipar, o governador André Puccinelli empenhou sua palavra e colocou a Governadoria à disposição da empresa e dos pecuaristas para a execução do projeto, que tem a aprovação do Estado. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira também respaldou o encontro, afirmando que o município quer uma solução urgente para o Taquari e vai apoiar todas as ações.

O diretor do sindicato Manoel Martins lembrou da luta de décadas dos pantaneiros para salvar o Taquari e disse que a reunião com Puccinelli, Ruiter e parlamentares terá resultados imediatos. "Todos estão envolvidos com intenção, palavra e ação", frisou. Também participaram do encontro a vereadora Cristina Lanza (PT) e o secretário de Meio Ambiente de Corumbá, Ricardo Eboli.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: