imagem do onda

quinta, 14 de fevereiro de 2008

Ministério do Turismo estuda abertura de escritório na China

Ministério do Turismo

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, anunciou que o Brasil, em parceria com o governo argentino, estuda a instalação de um escritório de representação na China. O objetivo é incrementar o fluxo de turistas entre os países. "Até 2010, a estimativa é de que serão 50 milhões de turistas chineses no mundo. Em 2020, serão 100 milhões. E, nós, queremos uma fatia desses turistas", afirmou a ministra durante solenidade de comemoração do Ano Chinês, realizada na noite do último domingo (10), no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

Marta Suplicy confirmou que, até o final de março, irá à China, atendendo a convite oficial feito, durante a cerimônia, pelo embaixador da China no Brasil, Chen DuQing. A ministra observou que, no mundo globalizado, é muito importante, estreitar os laços bilaterais. Ela lembrou que Brasil e Argentina já são parceiros em escritório voltado para a promoção dos destinos turísticos desses países no Japão, em funcionamento há quatro anos. Nesse período, foi registrado um incremento de 76% de turistas japoneses para o Brasil e de 75% para a Argentina. A ministra pretende ainda, durante sua visita, conhecer as ações para a preparação turística feitas por aquele País para os Jogos Olímpicos de 2008, que começam em Pequim, em agosto.

O crescimento da presença de visitantes chineses no Brasil é resultado do memorando de entendimento assinado, em 2004, entre os dois países, inaugurando o intercâmbio turístico. Sem esse documento, não havia permissão de visita ao Brasil. Atualmente, 52 agências de viagens são credenciadas para atuar com o mercado chinês. "Agora, estamos avaliando outras empresas para trabalhar no receptivo dos grupos chineses. Apesar da distância, somos um País de abraços abertos para os povos de toda a Ásia. Para nós, é muito importante incrementar essas relações", disse a ministra Marta, que assistiu a apresentações de kung-fu e de dança dos dragões, como parte da celebração dos 196 anos da chegada dos primeiros 400 chineses ao Brasil. Hoje, são 200 mil.

Para o embaixador Chen DuQing, a visita da ministra Marta à China será vital para impulsionar intercâmbio turístico. Coincidentemente, lembrou o diplomata, a agência de turismo da China, estuda a instalação de um escritório no Brasil, provavelmente em São Paulo. "São ações que vão facilitar não só a divulgação, mas também a recepção dos turistas", observou. Outro fator que deverá contribuir para aumentar a vinda de chineses ao Brasil é a ampliação do tempo de férias, até então restrita a uma semana. Agora, o período foi estendido, de acordo com o tempo de serviço do funcionário. "Não faltam interessados em conhecer o Brasil", afirmou Chen DuQing.


A solenidade de comemoração do Ano Chinês reuniu cerca de 3 mil pessoas entre executivos, parlamentares e integrantes da comunidade chinesa.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: