imagem do onda

sábado, 09 de fevereiro de 2008

Sebrae estimula ecoturismo, que cresce 20% ao ano

Mercado e Eventos

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) mostram que, enquanto o turismo cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce mais de 20%. Estima-se que mais de meio milhão de pessoas no Brasil pratiquem, por ano, o ecoturismo, que deve empregar cerca de 30 mil pessoas, através de, no mínimo, cinco mil empresas e instituições privadas.

O Sebrae em São Paulo apóia e participa de Projetos de Roteiros Ecoturísticos, com o intuito de utilizar de forma sustentável o patrimônio natural. "Há uma crescente demanda para o consumo de roteiros de ecoturismo e, como conseqüência, a necessidade de um maior profissionalismo no setor. A capacitação de empresários que atuam nesta área é fundamental, uma vez que o prepara para atuar no mundo real, onde a gestão empresarial eficiente de seu negócio passa a ser um diferencial competitivo de mercado", assinala Ary Scapin, consultor do Sebrae-SP.

Um desses roteiros é o de São Lourenço da Serra, a apenas 40 minutos de São Paulo. A região oferece três opções de Roteiros Ecoturísticos Integrados: Reserva Particular do Patrimônio Natural Paiol Maria (RPPN), Comunidade Itatuba e Integrado. Trata-se de um projeto idealizado pelo Instituto Vitae Civilis, que tem como parceiros o Sebrae-SP, em Osasco, o Ministério do Meio Ambiente e a Petrobras.

O projeto consiste na união para a implantação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com o envolvimento da Comunidade de Itatuba, para a exploração do Ecoturismo Sustentável no Município de São Lourenço da Serra. O Sebrae-SP atua neste projeto com capacitação em empreendedorismo, através de cursos sempre voltados ao empreendedorismo e cooperativismo.

O Projeto visa formatar os recursos naturais em atrativos turísticos, promovendo sua exploração de forma sustentável. "Já que o Ecoturismo é vocação natural da região, o objetivo é gerar trabalho e renda, visando a auto-sustentabilidade e preservação do meio ambiente", explica Adalberto Burci Nascimento, analista do Escritório Regional de Osasco, do Sebrae-SP e Gestor do Projeto.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: