terça, 29 de janeiro de 2008
Brasilturis
O Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com o Sebrae Nacional, realiza no mês de fevereiro seminários técnicos para discutir o turismo de aventura. Nos dias 14 e 15, o evento é promovido em Foz do Iguaçu (PR); nos dias 18 e 19, em Brotas; e 21, 22 e 23 de fevereiro, em Socorro (SP). A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pela Internet.
O objetivo do Seminário é apresentar o Programa Aventura Segura, disseminar informação referente ao turismo de aventura, apresentar a Abeta, além de criar oportunidades de articulação, relacionamento e conhecimento do meio empresarial e profissional do turismo de aventura no destino, envolvendo empreendedores, condutores, comunidade relacionada e voluntários na formação dos Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBSs).
Os Seminários Técnicos contarão com palestras, apresentações e debates com a participação de especialistas no segmento de turismo de aventura. Os principais assuntos abordados serão: Qualificação de condutores; Qualificação de gestores, operadores e empresários; Gestão da Segurança; Gestão Empresarial; Associativismo; Formação dos Grupos Voluntários de Busca e Salvamento - GVBSs; Normalização em Turismo de Aventura; Certificação de empresas e de condutores; Assuntos técnicos de atividades ofertadas nos destinos.
O Mtur criou o Programa Aventura Segura, que tem como entidade executora a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Um dos destaques do Programa é o fortalecimento e a organização do segmento em 16 destinos nacionais prioritários, nos quais 10 desses destinos já estão sendo contemplados com as ações do Programa.
De fevereiro até abril, a programação contemplará os demais destinos previstos no programa, sendo eles: Recife (PE), Manaus (AM) e Serras Gaúchas (RS).