terça, 29 de janeiro de 2008
MS Notícias
No período de 01 a 06 de fevereiro do corrente ano se desenvolvem os festejos carnavalescos com grande movimentação e aglomeração de pessoas nas diversas cidades do Estado, o que exige da Corporação a mobilização de homens, viaturas, equipamentos e/ou outros recursos para atender os foliões.
Considerando o exposto e visando a Prevenção Contra Incêndio e Pânico e ainda o pronto atendimento às situações de emergência, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Carnaval. A Corporação está efetuando vistorias de prevenção em locais públicos e privados, visando o cumprimento do que preconiza a legislação de Prevenção Contra Incêndio e Pânico. Além de vistoriar os locais onde serão realizados eventos públicos com instalação de palco, som e arquibancadas, também serão vistoriados clubes que obrigatoriamente deverão seguir as seguintes exigências como: sistema de iluminação de emergências, saídas de emergências, extintores, corrimão e guarda-corpo e outros.
Os responsáveis pelos clubes onde serão realizadas as festas deverão obrigatoriamente solicitar as vistorias com, no mínimo, 72 (setenta e duas) horas de antecedência, sendo que na capital os pedidos deverão ser feitos na Diretoria de Serviços Técnicos, Quartel do Comando Geral, situado à Rua Fernando Augusto Corrêa da Costa, nº 376, Jd. América, e, no interior, nos Quartéis do Corpo de Bombeiros.
Ainda para garantir a segurança neste período, 21 (vinte e um) militares da instituição serão escalados para atuarem no interior onde existe quartel: Bonito, Costa Rica, Miranda, Nioaque e Rio Verde de MT, locais onde a concentração de pessoas aumenta muito nesta época. Ademais, o efetivo de outras cidades que possuem unidades do Corpo de Bombeiros será reforçado pela escala de militares que atuam no administrativo do próprio quartel.
O Corpo de Bombeiros orienta alguns cuidados aos motoristas e aos banhistas: Antes de viajar, faça a manutenção do veículo; Use o cinto de segurança; Evite Excesso de velocidade; Respeite as sinalizações de trânsito; Não dirija alcoolizado; Não mergulhe em áreas desconhecidas; Não entre em piscinas, rios e lagos após a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos em demasia; Nunca deixe crianças sozinhas próximas de piscinas, rios e lagos; Em passeios de barcos ou similares, utilize equipamentos de segurança, como colete salva-vidas; Deixe o local de banho em caso de chuvas ou raios.