terça, 29 de janeiro de 2008
Mercado e Eventos
A Ministra do Turismo, Marta Suplicy, divulgou os dados da pesquisa Demanda Turística Internacional, que demonstra que o turismo de eventos, negócios e convenções cresce mais que o turismo de lazer, embora as viagens a passeio tenham sido responsáveis por 44,1% das visitas de estrangeiros em 2006, num patamar semelhante ao de 2005. Negócios, eventos e convenções aparecem mais distantes, com 28,1%, mas em expansão, conforme frisou a ministra. O restante vem ao país para visitar parentes e amigos, além de estudos ou cursos.
De acordo com a pesquisa, em geral, o turista estrangeiro que escolhe o Brasil como destino tem entre 32 e 50 anos, fez curso superior, já esteve no país outras vezes e faz boa avaliação da infra-estrutura básica e turística dos locais por onde passou. Para a ministra, essas razões "garantem a fidelização" de 96% dos visitantes estrangeiros que desejam voltar ao Brasil.
Tal conclusão é confirmada quando se observa que 65,8% dos 27 mil turistas estrangeiros pesquisados ao longo de 2006 já haviam estado no país antes, acrescentou a ministra. O número de visitas ao país foi de 5.018.991 no ano passado. Segundo Marta, essa constatação e as demais conclusões da pesquisa são importantes ferramentas de análise para a formulação de políticas públicas de turismo e para a tomada de decisão da iniciativa privada.