segunda, 28 de janeiro de 2008
Ministério do Turismo
Em visita a Paris, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, disse nesta sexta-feira (25.01) que o governo brasileiro praticamente deverá dobrar neste ano o volume de investimentos em ações promocionais na França. A iniciativa está em linha com o Plano Aquarela, criado pelo Ministério do Turismo e pela Embratur para promover a marca e a imagem do Brasil no exterior, visando atrair cada vez mais turistas estrangeiros para o País.
"A França é hoje o quarto país europeu que mais envia turistas para o Brasil, mas há um potencial enorme para que esse volume se eleve ainda mais", disse a ministra Marta Suplicy, lembrando que de 2005 para 2006 o crescimento do fluxo de franceses para o País já chegou a 4,6%. "No ano passado, investimos 1,9 milhão de euros em ações de promoção do Brasil na França, volume que neste ano deverá chegar a 3,9 milhões de euros."
A meta do Ministério e da Embratur é diversificar a oferta de produtos turísticos do Brasil na França, a fim de ampliar o leque de roteiros, tendo em vista que Rio de Janeiro, Amazonas e São Paulo já estão popularizados. Para tanto, além da publicidade direcionada ao público final, será feito também um trabalho focado nos operadores turísticos locais e na imprensa francesa.
A ministra, em companhia da presidente da Embratur, Jeanine Pires, viajaram na última quinta-feira (24.01.08) para a França a fim de oficializar a contratação da GCI, primeira agência de relações públicas que o governo brasileiro contrata na França. Após selarem o acordo, Marta Suplicy e Jeanine Pires receberam jornalistas da Le Figaro Magazine, Le Quotidien Du Tourisme, Tour Hebdo, Easyvoyage.com e Brasuca.
"Dentro desta segunda etapa do projeto Aquarela, vamos aumentar nossos investimentos em publicidade, promover uma agenda de trabalho com os operadores turísticos, visando à formação daqueles que vendem nossos produtos. Realizaremos também roadshows e um forte programa de relações públicas, por isso contratarmos a GCI", comentou Jeanine. "Com ações de relacionamento com a imprensa, personalidades e formadores de opinião, somadas à divulgação de produtos do Brasil na mídia francesa, conseguiremos manter constante a visibilidade no Brasil na França."
Quem visita, gosta
Em conversa com a imprensa local, Marta citou uma pesquisa do Ministério em que 92% dos franceses que visitaram o Brasil disseram querer retornar ao País, sendo que grande parte deles recomendam o destino a parentes e conhecidos. Além disso, do total de franceses que anualmente visitam o Brasil, 69% têm como objetivo lazer, enquanto 31% viajam a trabalho.
"Se observarmos apenas o perfil das viagens a trabalho que franceses fazem para o Brasil, dá para vislumbrarmos o enorme potencial que o País apresenta para atrair mais turistas desse tipo", analisou Marta. "Hoje, 83% dos franceses que viajam a negócios ao nosso País vão para São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, quando há outras cidades brasileiras tão interessantes quanto essas e que oferecem estrutura para convenções e ampla oferta de cultura e lazer. É o caso de Bonito, no Mato Grosso do Sul, por exemplo."
Além de Bonito, a ministra do Turismo também citou Ponta dos Ganchos (SC), Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses, Pantanal, Cidades Históricas de Minas Gerais, como outros produtos brasileiros que devem ser melhor explorados na França.
Segundo o levantamento, os turistas franceses que viajam a negócios gastam, em média, US$ 94 por dia no Brasil, enquanto que os que viajam a lazer desembolsam cerca de US$ 150. Entre 2005 e 2006, a permanência média dos franceses no Brasil subiu de 18 para 21,5 dias. Atualmente, Brasil e França são interligados por 25 vôos semanais, que geram a oferta de 15 mil assentos por mês.
Trabalho em equipe
A ministra do Turismo e a presidente da Embratur também se reuniram com executivos que representam grandes empresas brasileiras e francesas em Paris. O grupo, formado por Jorge Silva, da Varig; Jorge Partida, da Nouvelle Frontière para a América Latina; Victor Galvão, da Terra Nova (primeira operadora na França em vendas de produtos turísticos brasileiros); Gilles Lebolaire, da TAM; e Silvia Otel, da CVM; se dispôs a realizar uma reunião com a GCI para alinhar as estratégias de comunicação do Ministério do Turismo e Embratur com os esforços de comunicação que eles já vêm realizando no país europeu.