sexta, 25 de janeiro de 2008
Rádio Grande FM
A revista "Folha do Turismo Brasil" edição especial para a Bolsa de Turismo de Lisboa, deste mês de janeiro, veicula reportagem sobre o turismo rural praticado no Pantanal sul-mato-grossense. Em reportagem de uma página, a publicação destaca o Refúgio Ecológico Caiman (Miranda/MS) e o hotel-fazenda Cacimba de Pedra-Reino Selvagem (Aquidauana/MS) como dois dos principais destinos para o turista - sobretudo europeu - interessado em conhecer o Pantanal.
Sobre o Cacimba de Pedra-Reino Selvagem, a revista faz questão de ressaltar a hospitalidade oferecida aos turistas e a maior de todas atrações: o jacaré-do-pantanal. Os jornalistas relatam que o sistema de criação em cultivo (rebanho confinado de 12 mil cabeças) impressiona qualquer pessoa "que tem a oportunidade de segurar um pequeno animal na palma da mão". Esta atividade no Cacimba de Pedra é classificada pela revista como "inesquecível".
A publicação também aponta a gastronomia do Cacimba de Pedra-Reino Selvagem como um dos pontos altos da atividade turística na propriedade, que fica distante 226 quilômetros de Campo Grande/MS. A reportagem sugere pratos como "patinhas de jacaré", "jacaré ensopado", "filé de jacaré grelhado e flambado" e "sashimi de jacaré" que podem ser apreciados no restaurante do hotel-fazenda.
Em relação ao Refúgio Ecológico Caiman, a edição portuguesa aponta a "vivência em uma típica fazenda de gado" como uma das atrações. Dentre as atividades são relatados o safári fotográfico, passeio de canoa canadense, focagem noturna de animais e birdwatching (observação de aves - atividade praticada por mais de 80 milhões de pessoas em todo o mundo).