imagem do onda

terça, 18 de setembro de 2007

Reunião aponta metas para o lixo orgânico em Bonito

Tribuna Popular

Reunindo diversas autoridades de esferas diferentes, aconteceu em Bonito na segunda-feira (10/09) no Instituto de Ensino da Funlec em Bonito, um encontro em que se mostrou horizontes para o lixo orgânico através de criação de uma unidade piloto, para produzir Adubo Orgânico no município. O evento é parte das atividades do Projeto GEF Rio Formoso.

A reunião contou com as presenças de ilustres autoridades, e seguimentos da sociedade, tais como: o prefeito José Arthur Soares de Figueiredo, os vereadores Job Sanches, Luiza Cavalheiro, Terezinha Braga e Maria do Carmo Souza, o secretário municipal de Meio Ambiente, Edmundo Costa Jr., membros da Associação Recicla Bonito, Iasb, proprietários de Hotéis, Pousadas, Restaurantes e outros.

O engenheiro agrônomo da Embrapa Solos, Vinicius Benites, ministrou a palestra após ter visitado à Unidade de Processamento de Lixo (UPL) da cidade, onde pode observar a infra-estrutura existente, considerando como base para inicio do projeto. Na oportunidade foi exibido slides com demonstrativos de produção de Insumos Agrícolas com a mesma técnica utilizada em outras cidades como o Rio de Janeiro, RJ. Vinicius Benites disse que em países europeus, o lixo tem revolucionado os meios econômicos, onde a concorrência pelas empresas gera grande interesse, pois a produção de adubo orgânico foi transformada num mercado promissor. A produção de Adubo Orgânico reduz a pressão sobre o aterro sanitário, pois pesquisas comprovam que 66.8% do lixo domiciliar, é aproveitável para a produção de adubo, transformando o lixo em luxo, ou seja, lixo em cidadania, afirmou.

Para que Bonito se transforme em pólo regional de produção orgânica, basta as autoridades e a sociedade se unirem, partindo da base existente com a UPL da Prefeitura, aproveitando o bom fluxo de visitantes e da população local, para dar inicio a realização. Ainda considerando que a cidade é portadora do nome de modelo de turismo ecológico, tendo perspectivas positivas de um futuro promissor, nada mais lógico seria o município sair na frente nesse projeto, aproveitando o bom momento que desfruta de invejável conceito popular, disse o engenheiro agrônomo Airton Garcez, da Agraer.

O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Edmundo Costa Junior, apresentou na oportunidade, a realidade atual da coleta domiciliar de lixo, assim como dos trabalhos que estão sendo realizados pela Associação Recicla Bonito, e o sistema de aterro sanitário existente. Apontando as dificuldades que já foram superadas, relatou o volume diário de produção de lixo na cidade, sendo a média de 20 toneladas/dia normal, e 60 toneladas/dia em alta temporada de turismo.

Edmundo disse ainda que, com a implantação de uma unidade de produção de adubo orgânico, estará objetivando a geração de mais emprego e renda, incentivando a educação ambiental e a coleta seletiva, adequação logística de coleta e transporte, e outros.

O prefeito José Arthur, aproveitou para parabenizar os autores do projeto, e ao mesmo tempo garantir apoio à iniciativa, lembrando que a prioridade, no caso da implantação da unidade piloto em Bonito, seja por intermédio da Associação Recicla Bonito. Os nossos Agentes Ambientais (catadores), fazem parte do processo inicial de reciclagem, sendo os pioneiros na inovação e no desenvolvimento nesse importante trabalho. Concluindo, o prefeito afirmou que, nós precisamos acreditar na realidade que o lixo precisa deixar de ser um problema, e se transformar em solução de problema, a união de forças fará com que esse projeto será próspero, garantiu.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: