sábado, 12 de janeiro de 2008
Mercado e Eventos
Com uma agenda lotada de eventos tanto para o público final como para o trade, a Embratur promete intensificar suas ações de promoção e divulgação na Espanha em 2008. A primeira iniciativa acontece na Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), marcada para os dias 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Junto com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, a presidente da entidade, Jeanine Pires, irá começar a consolidar as estratégias para aumentar o número de turistas espanhóis em território nacional.
Na Fitur, o Brasil contará com estande de 869 metros quadrados, totalmente dedicado a levar um pouco da alma brasileira para a Espanha. Neste ano, haverá um fotógrafo para presentear os visitantes com uma foto no painel do Cristo Redentor, bonecos de Olinda, degustação de comidas típicas de Minas Gerais e Pernambuco, dançarinos de frevo, um grupo de capoeira e atletas como o jogador Robinho, do Real Madri.
A partir desse ano, o Escritório Brasileiro de Turismo da Espanha passará a atuar de forma mais segmentada. "Cada comunidade será tratada de acordo com sua peculiaridade, de acordo com cada perfil", disse Jeanine. Enquanto em Barcelona, o público focado será o jovem que viaja mais para o Rio de Janeiro; em Madri, o foco será nos casais com idade acima de 30 anos. Quanto aos segmentos prioritários, a Embratur irá trabalhar na cultura, ecoturismo, sol e praia, patrimônio histórico e lua-de-mel.
Nesse sentido, Jeanine já garantiu para fevereiro a realização de um famtur para profissionais de Barcelona. Além desses mercados tradicionais, a entidade também confirmou o primeiro Roadshow do Brasil na Espanha. Em março, a entidade passará a trabalhar as cidades de Valência, Sevilha, Bilbao e Galícia. Também no aspecto de capacitação, a Embratur programou para os meses de setembro e outubro, uma nova etapa do curso de e-learning "Agentes Especialistas em Brasil". Serão oferecidas 50 vagas. A idéia é dar mais atenção aquelas pessoas que se formam com um atendimento mais personalizado. A entidade marca presença ainda na Expovacaciones, que acontece em maio, em Bilbao e na EIBTM, em novembro, em Barcelona.
Segundo dados da Embratur, a Espanha foi o país que mais cresceu na emissão de turistas de 2005 para 2006, com um índice de 22%. A meta para este ano é levar 250 mil espanhóis para o Brasil, principalmente com o início das operações da Tam e da Varig em dezembro e janeiro, respectivamente. "O cenário para 2008 é positivo, uma vez que na Espanha está começando o trabalho com o Programa de Relações Públicas, através da empresa Studio Comunicaciones", comentou Jeanine.
Também neste ano, a entidade dará mais atenção ao público final. Ela participa, pela primeira vez, da Feira de Arte Contemporânea de Madri (Arco) em fevereiro, onde o Brasil será país-tema, e no Rock in Rio Madri, em junho. Por meio do EBT, a Embratur promoverá uma espécie de "Saraus Brasileiros", sessões de música que serão apresentadas na capital espanhola e que contarão ainda com aulas e exposições de fotos. "Atuaremos efetivamente junto aos festivais de cinema brasileiro, em Madri, que será em novembro e em Barcelona, que será em dezembro", finaliza a presidente da Embratur.