sexta, 04 de janeiro de 2008
Campo Grande News
O MEC (Ministério da Educação) liberou R$ 5 milhões para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) por meio do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Segundo o reitor da instituição, Manoel Catarino Paes Peró, os recursos serão empregados nas obras de infra-estrutura de implantação dos campi de Ponta Porã, Naviraí e Bonito. A expectativa é de que os cursos já sejam incluídos no vestibular de inverno da instituição em 2008.
Em Ponta Porã serão implantados os cursos de graduação em Matemática e Sistema de Informação, em Naviraí Pedagogia e em Bonito turismo e Biologia. Cada curso terá 50 vagas e, segundo Peró, há negociações para ampliação em dez vagas em cada cadeira.
O reitor explica que cada campus a ser implantado terá depois da implantação inicial anfiteatro, biblioteca, salas de aula, laboratórios de informática, salas de professores e complexo administrativo.
Peró explicou, ainda, que os professores que irão para os novos campi ainda não estão incluídos nesta liberação do Reuni. A meta é de outra liberação para docentes no segundo semestre. No fim deste ano foi completa a grade de servidores para Nova Andradina e Chapadão do Sul, com dois professores e dois técnicos para cada unidade.
Pós graduação - A produção científica foi determinante para a redução de notas dos cursos de pós-graduação scrito sensu na UFMS junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na opinião do reitor Peró. Ele explica que, mesmo diante da imposição de três notas 2, a oferta dos cursos de pós melhorou, passando de seis para 20 nos últimos sete anos.
Além da quantidade, Peró aposta que vai haver melhoria na qualidade dos cursos, com a renovação do acervo bibliográfico da instituição. Em 2008 deve ser inaugurada a nova biblioteca do campus de Campo Grande, com 16 mil novos títulos. "Em nível nacional, a UFMS está entre as melhores do País e é a segunda em pesquisa no Centro-Oeste".