imagem do onda

quinta, 03 de janeiro de 2008

Divulgação em eventos aumenta fluxo de turistas no estado

MS Notícias

A estratégia do governo do estado em investir na divulgação de destinos turísticos em Mato Grosso do Sul em feiras e outros eventos já está surtindo resultado. Bonito está praticamente lotado para o reveillon e Corumbá vive as expectativas do carnaval e do fim da piracema. Os dois destinos, aliados a Campo Grande e região, foram os mais trabalhados pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Em Bonito, mais de quatro mil leitos estão reservados para a passagem do ano e a previsão da Associação Bonitense de Hotelaria é de que em janeiro todos estejam ocupados. Os turistas devem lotar Corumbá a partir de fevereiro durante o Carnaval. O bom movimento será retomado no início de março com o fim da piracema. Para Campo Grande a intenção é expandir as opções passando do turismo de negócios e ponto de passagem a alternativa de turismo rural.

Os três roteiros são priorizados pela Embratur e a idéia é que sirvam como cartão de visitas para que o turista conheça outras belezas do estado. Em 2007, essa divulgação foi maciça em feiras internacionais de turismo como a EiTBM, em Barcelona; a FIT em Buenos Aires e a Achmart, em Santiago.

Salão de Turismo

O evento mais importante do ano para o turismo de Mato Grosso do Sul foi promovido pelo governo do estado. A Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de MS, realizada entre os dias 18 e 22 de novembro, reuniu expositores de todas as regiões do estado, da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e dos estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Foram negociados mais de R$7 milhões em pacotes turísticos a serem usufruídos durante 2008. Os resultados foram tão positivos e a organização eficiente que rendeu a Mato Grosso do Sul o Prêmio Top de Turismo 2007 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (Advb) na categoria eventos. "A Feira já nasce forte, com credibilidade. O evento foi concebido, planejado e executado dentro do esperado e teve resultados efetivos tanto em contatos quando em comercialização. Isso mostra o esforço dos empresários, da equipe, das pessoas que trabalharam no evento. O prêmio coloca Mato Grosso do Sul em evidência", disse a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun.

2008

O plano de promoção de Mato Grosso do Sul continua em 2008. A Fundtur irá representar o estado nas mais importantes feiras e road shows da América do Norte e Europa. Em atenção às sugestões dos profissionais da área de turismo, o governo também investirá na capacitação dos prestadores de serviço de cada região e elaborará estratégia de marketing específica com a finalização do planejamento estratégico 2008/2020.

Ainda serão implantados o selo "Qualidade Turismo" e a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), tudo com o objetivo de melhorar o serviço prestado no estado. "O selo vai fazer com que as empresas melhorem o seu serviço e com o registro on line poderemos ter um relatório de fluxo de turistas diário, além de melhorar a visibilidade e a credibilidade dos números Caso o turista volte ao mesmo estabelecimento em outra oportunidade, ele não vai precisar preencher uma ficha novamente, no máximo vai atualizá-la", explicou a diretora-presidente da Fundtur.

Outra estratégia adotada pelo governo do estado para estimular o turismo no estado é a parceria entre a Fundação de Cultura e a Fundtur. As duas vão trabalhar juntas na divulgação das belezas naturais e talentos locais. As primeiras beneficiadas serão Miranda e Aquidauana.

O projeto do governo do estado também prevê a expansão dos destinos turísticos em Mato Grosso do Sul. Com a divulgação dos roteiros selecionados pela Embratur e a promoção do estado, a Fundtur incluirá outras opções, contemplando mais municípios com tanto potencial e atrativos quanto os destinos mais trabalhados atualmente.

"Mato Grosso do Sul ainda é um Estado menos conhecido do ponto de vista turístico. A partir da Feira Internacional e do 1º Salão de Turismo, iniciamos um processo de apresentação de todas as nossas potencialidades. Queremos e vamos ousar. Seremos o maior pólo do ecoturismo no Brasil e concretizaremos a atividade como uma das alavancas do desenvolvimento do Estado", afirmou o governador André Puccinelli.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: