Localizada no Mato Grosso do Sul, a Serra da Bodoquena é uma região de rica biodiversidade, onde além das belezas naturais, é possível encontrar mais de 400 espécies registradas de aves. Destino de ecoturismo, Bonito é possível realizar um roteiro de observação de aves em diferentes atrativos turísticos.
Uma lista de aves é entregue nos lugares visitados, e em alguns atrativos é possível obter no site. A atividade é acompanhada por guia bilíngue espcializado, que auxilia e explica aos visitantes sobre as espécies de aves econtradas na região. O birdwatching, como também é conhecida a atividade, é ideal para os amantes da natureza e apaixonados por aves.
Confira abaixo sugestões para montar o seu roteiro:
- Chegada em Bonito. Check-in no hostel escolhido. Algumas sugestões de hotéis onde é possível realizar a atividade de observação de aves: Hotel Cabanas, Hotel Olho d`Água ou Hotel Águas de Bonito.
Hotel Cabanas - Caminhada ao redor da sede e nas trilhas do Hotel Cabanas. Neste local há grande possibilidade de ver espécies de mata ciliar e também algumas espécies de cerrado como araçari, arara-vermelha, udu-de-coroa-azul, pica-pau-velho, surucuá-de-barriga-vermelha, tucano, beija-flor-de-rabo-branco, corrupião, sabiá-do-barranco, entre outros.
Pousada Olho d`Água - Caminhada pelo jardim e pomar da pousada, onde podem ser observadas aves como sanhaço, tucano, surucuá-de-barriga-vermelha, pica-pau-anão, gralha-púrpura, pomba-galega, periquitão-maracanã, coruja-caburé, sabiá-laranjeira, canário-da-terra, besourinho-de-bico-vermelho, aracuã, mutum-de-penacho, seriema e muitas outras.
Hotel Águas de Bonito - Existe uma grande variedade de aves que podem ser observadas na área urbana de Bonito em Mato Grosso do Sul. Foram registradas 100 espécies dentro da cidade, especialmente dentro do Hotel Pousada Águas de Bonito, devido seu jardim com muitas flores e frutos atraem uma diversidade de aves, podendo-se ainda fazer uma pequena caminhada e explorar os arredores da Estrada Boiadeira que fica a 200 metros do hotel. As oportunidades de observar pode variar de acordo com a época do ano.
Pode-se observar aves como, jandaia estrela, udu de coroa azul, bem-te-vi, sanhaço, tucano, surucuá-de-barriga-vermelha, pica-pau-verde- barrado, nivinha branca, gralha-púrpura e muitas outras.
Atrativos turísticos que oferecem a atividade:
- Estância Mimosa - Após café da manhã às 4h30 no hotel escolhido. Saída para Estância Mimosa às 5h00 (Ambiente de Cerrado e Floresta Ciliar).
Caminhada com cerca de 1.500 metros iniciando-se às 6h00 nos arredores da sede da fazenda, onde é possível observar diversas aves como seriema, sebinho-olho-de-ouro, maria-cavaleira-do-rabo-enferrujado, guaracava-cinzenta, guaracava-de-barriga-amarela, choca-barrada, choro-boi, papagaio-verdadeiro, periquitão-maracanã, beija-flores, gaviões e outras espécies típicas deste ambiente. A caminhada termina na sede da fazenda, onde encontraremos frangos-d`água, jaçanãs, garças, periquito-da-serra, curutié, joão-pinto, inhambu-chororó, sanhaço-do-coqueiro e demais espécies que podem ser observadas enquanto saboreia-se um lanche típico de fazendas sul-mato-grossense.
Também são encontradas as aves: jacutinga (Aburria cumanensis), urubu-rei (Sarcoramphus papa), gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus), gavião-pato (Spizaetus melanoleucus), murucututu (Pulsatrix perspicillata) , tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), pavó (Pyroderus scutatus) e araponguinha-do-horto (Oxyruncus cristatus)
Almoço preparado em fogão à lenha às 12h00 servido na própria fazenda.
- Buraco das Araras - Café da manhã às 4h30 no hotel escolhido e saída as 5h00 para Buraco das Araras (Ambiente de Cerrado).
Início da caminhada às 6h00, percorrendo uma trilha em meio ao cerrado e observando espécies característica de cerrado como tucanos, papa-formigas-vermelho, tico-tico-rei, gralha-púrpura, saíra-de-papo-preto, arapaçu-do-cerrado, pica-pau-de-cabeça-vermelha e jandaia-estrela, entre outros. Nos mirantes é possível observar a beleza do vôo das araras-vermelhas dentro da dolina do Buraco das Araras e também urubus-de-cabeça-vermelha, curicacas-do-pescoço-amarelo, acauãs, pássaros-preto, periquitos e demais aves que vivem na região.
- Recanto Ecológoco Rio da Prata - Após a observação no Buraco das Araras, saída para o Rio da Prata às 10h30. Chegada à fazenda e saída com transporte da fazenda em camionete aberto até arredores da RPPN da fazenda, onde começa a trilha para observação de aves; Almoço na sede da fazenda.
No Plano de Manejo do atrativo foram catalogadas mais de 200 espécies, entre elas Biguatinga, Sóco-boi, Acauã, Periquito-da-serra, Udu-de-coroa-azul entre outras.
- Boca da Onça - Café da manhã às 5h00 e em seguida check-out. Saída para Boca da Onça às 6h00 (Ambiente de Floresta Ciliar, Floresta Semidecidual e Decidual). Recepção na fazenda com café da manhã.
A área da Boca da Onça é vizinha ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Neste local há possibilidade de encontrar a harpia e o urubu-rei, além de gibão-de-couro, saí-andorinha, soldadinho, uirapuru-laranja, arapaçu-grande, alma-de-gato, choca-da-mata, pavó, bico-agudo, sabiá-de-coleira e outras aves.
Retorno à sede da Fazenda para almoço em meio às aves que circulam o lugar, como pássaros-preto, periquitos, sabiás, anus e outras espécies.
- Fazenda San Francisco - Saída às 15h00 para Fazenda San Francisco no Pantanal de Miranda. Check-in na Fazenda San Francisco e jantar às 19h00.
20h00 saída para o Passeio de Focagem noturna em veículo adaptado por aproximadamente 2 horas ao redor da Fazenda (estes horários podem variar de acordo com o horário de verão do Brasil). Neste passeio é possível encontrar dezenas de espécies de animais como anta, cervo-do-pantanal, lobinho, jaguatirica, tamanduá-bandeira, coruja-de-orelha, coruja-suindara, curiango, corucão, urutau e, com sorte, a onça-pintada.
No dia seguinte: Safári fotográfico em veículo adaptado percorrendo um circuito da fazenda observando espécies típicas do ambiente pantaneiro como tuiuiús, cabeça-seca, curicaca-pantaneira, carão, garça-maguari, socó-boi, arara-azul, marreca-cabocla, irerês, japu-guaçu, joão-de-barro, joão-graveteiro, tachã, biguatinga, asa-branca, urubu-de-cabeça-amarela, frango-d`água-azul, ararinha-de-colar-amarelo, príncipe-negro, pica-pau-branco, choro-do-matogrosso, noivinha-branca, freirinha, carretão, encontro, e muitas outras espécies.
Retorno à sede da fazenda para almoço.
Check-out da Fazenda San Francisco e retorno para Campo Grande.