quinta, 27 de dezembro de 2007
MS Notícias
As obras de estruturação do aeroporto de Bonito chegam ao fim do ano com a etapa de infra-estrutura 100% pronta. No total da construção, a parte já executada representa quase 14%.
Pelo cronograma da empresa Dix Empreendimentos, neste terceiro mês de trabalho (dezembro) começou a fase da supraestrutura, que terá 35% executada em trinta dias e 65% no mês seguinte.
O trabalho de vedação teve início no mesmo período, com previsão de término em quatro meses. Outros dois itens - instalações elétricas e hidrosanitárias - também estão em andamento, sendo implantados de forma gradativa, e com conclusão prevista na fase final da obra, estimada para meados de 2008.
O cronograma de trabalho prevê dez meses de execução do empreendimento. São ao todo 940 metros quadrados de área construída, que darão condições de operação a vôos regulares, incrementando o potencial turístico da região de Bonito. Os serviços executados até agora representam cerca de 14% da construção. No primeiro mês a empresa concluiu os serviços iniciais e a fundação, e fechou novembro com a finalização da infraestrutra.
De acordo com o diretor da empresa DIX Empreendimentos Ltda, Frederico Siqueira, a pretensão é estar com as paredes de alvenaria prontas e a primeira laje concretada até o fim deste mês.
Projeto amplo
Todo esse investimento é parte da primeira etapa da implantação total do novo aeroporto de Bonito. No futuro, as instalações chegarão a quase 1.800 metros quadrados. A construção do receptivo dará ao terminal capacidade de atender cerca de 240 mil passageiros/ano.
O projeto está sob a responsabilidade da empresa pernambucana Dix Empreendimentos, que é detentora da concessão para explorar, administrar, operacionalizar e manter o aeródromo por 13 anos.
A realização da segunda fase da obra deverá acontecer em aproximadamente 50 meses. Serão investidos, ao todo, R$2.141.923,00 no projeto. Na primeira fase, com término previsto para o fim do primeiro semestre de 2008, está sendo aplicado R$1,8 milhão.
A atual estrutura do aeroporto de Bonito foi construída em parceira entre os governos estadual e federal. A pista de pouso tem dois quilômetros de extensão por 30 metros de largura, comportando pouso e decolagem de aeronaves de grande porte. Em funcionamento desde 2004, o aeródromo recebe vôos fretados uma vez por semana.