imagem do onda

segunda, 24 de dezembro de 2007

Investimentos 2008: Fortalecimento do Turismo

MS Notícias

A diretora-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur), Nilde Brun, está com grandes perspectivas para o setor no próximo ano. "Queremos ser mais arrojados no ano que vem. Tenho tranqüilidade e esperança que 2008 será melhor com todos esses investimentos assinados e já com dinheiro em caixa", disse, referindo-se ao Plano Ações e Obras para 2008, lançado esta semana.

Muitas ações específicas para o turismo estão previstas para 2008. Uma delas é a mudança da sede da Fundtur do Parque dos Poderes para o Parque das Nações Indígenas. "A Fundação vai se mudar para o local onde ficava a administração do parque e o Instituto Parque Pantanal. Estão sendo feitas algumas adaptações no prédio e devemos mudar ainda no primeiro semestre. No parque a Fundação servirá de receptivo ao turista, um referencial de atendimento", disse.

Haverá ainda investimentos na promoção nacional e internacional do Estado em feiras e road shows na Europa, Canadá e Estados Unidos e implantação do Planejamento Estratégico 2008/2020, que inclui o plano de marketing e plano de capacitação para cada região. Uma das novidades para 2008 é a construção da Casa do Pantanal, projeto da Fundação Manoel de Barros, em parceria com a Fundtur. Será um local que vai representar toda a cultura pantaneira com sua gastronomia, além de ter apresentações culturais. "Será mais um atrativo turístico dentro de Campo Grande".

Dois grandes projetos da Fundtur é a implantação do Selo Qualidade Turismo e da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) online. O termo de cooperação técnica para a implantação do Selo já foi assinado. Serão formados dois comitês, um para estabelecer os critérios gerais e outro setorial para formar os critérios específicos. A perspectiva de Victor Alvarez Aparicio, diretor geral da Aenor Brasil, é de que no primeiro semestre seja certificada a primeira entidade. "O selo vai fazer com que as empresas melhorem o seu serviço, uma vez que alguns critérios terão que ser seguidos e serão fiscalizados periodicamente", disse.

Já a FNRH online é um projeto da Fundação que já está pronto para ser implementado. Hoje os hotéis preenchem a ficha do hóspede manualmente e leva muito tempo até que os dados cheguem à Fundtur. "Com o registro online, assim que a pessoa entrar no hotel, é possível ter essa informação imediatamente. Poderemos ter um relatório de fluxo de turistas diário, além de melhorar a visibilidade e a credibilidade dos números", afirma Nilde. Esse projeto é o primeiro piloto do país e vai ajudar na promoção do Estado com informações específicas do turista, como por exemplo, de onde ele veio, qual transporte utilizou, a idade do turista, quantidade de pessoas da família e muitas outras. "Caso o turista voltar ao mesmo estabelecimento em outra oportunidade, ele não vai precisar preencher uma ficha novamente, no máximo somente vai ser necessário atualizá-la", explica.

O QUE ACHOU DESSA NOTÍCIA? DEIXE O SEU COMENTARIO ABAIXO: