quarta, 19 de dezembro de 2007
Mercado e Eventos
A pesquisa Demanda Turística Internacional que define o perfil do turista internacional que visita o Brasil tem os seguintes dados relativos ao ano de 2006:
Motivação de Viagem - Lazer (44,1%), Negócios (28,1%), Visita a Amigos e Parentes (24,4%), Estudo ou Cursos (1,5%) e outros (1,9%).
Tipo de Alojamento - Hotel (56,6%), Casa de Amigos (26,1%), Casa Alugada (8%), Casa Própria (3,4%), camping ou albergue (2,4%), resort (2,1%) outros (1,4%).
Gasto Médio por dia (em dólar) - Lazer (US$73), Negócios (US$165,1), Outros Motivos (US$62,8).
Permanência no Brasil - (em dias) - Viagens a Lazer (14,3 dias), Negócios (11,8 dias) Outros Motivos (30,9 dias).
Destinos mais visitados a lazer - Rio de Janeiro (30,2%), Foz do Iguaçu (17,1%), Florianópolis (15,1%), Salvador (14,1%) e São Paulo (12,6%).
Destinos mais visitados a negócios - São Paulo (51,3%), Rio de Janeiro (22,9%), Curitiba (4,8%), Porto Alegre (4,7%) e Belo Horizonte (4,6%).
Organização da viagem por agências - Através de pacotes (13,7%), Serviços Avulsos (24,4%).
Visita ao Brasil - Pela primeira vez (34,2%), outras vezes (65,8%).
Grau de Instrução - Educação Formal (0,4%), Fundamental (4,6%), Médio (27,3%), Superior (49,2%) Pós-Graduação (18,5%)
Nivel de satisfação - Superou (24,6%), Atendeu plenamente (59,6%), Atendeu em parte (13,4%) e Decepcionou (2,4%).
Infra-Estrutura
Limpeza Pública - positiva (78,3%) e negativa (21,7%).
Segurança Pública - Positiva (76,8%) e Negativa (23,2%).
Serviço de Táxi - Positivo (89,7%) e Negativo (10,3%).
Transporte Público - Positivo (83%) e negativo (17%).
Telecomunicações - Positiva (78,8%) e Negativa (21,2%).
Sinalização Turística - Positiva (74,6%) e Negativa (25,4%).
Aeroporto - Positiva (85,9%) e Negativa (14,1%).
Restaurante - Positiva (94,6%) e Negatriva (5,1%).
Alojamento - Positiva (95,2%) e Negativa (4,8%).
Diversão noturna - Positiva (90,2%) e Negativa (9,8%).
Serviços Turísticos
Guias de Turismo - Positiva (90,4%) e Negativa (9,6%).
Informação Turística - Positiva (85,6%) e Negativa (14,4%).
Hospitalidade - Positiva (98,0%); e Negativa (2.0%).
Gastronomia - Positiva (95%) e Negativa (5%).